Segunda, 12 de Janeiro de 2026 01:28
75 98251-4963
Geral Ato de amor

Hospital da mulher coletou 295 litros de leite materno de janeiro até abril.

O leite coletado passa por seleção é pasteurizado e depois é oferecido para as crianças internadas na uti e no berçário

20/05/2022 06h36 Atualizada há 4 anos
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Noticias

foto Carlos Valadares

Página de Notícias

 19 de maio é comemorado o dia nacional de doadores de leite materno, a data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.

Estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios, são objetivos das comemorações.

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

 Em Feira de Santana o banco de leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) atualmente conta com 58 doadoras, somente no mês de abril foram coletados 173 litros destes 49 foram distribuídos entres bebês assistidos pela instituição.

foto Carlos Valadares/Nadja Vieira

Segundo a coordenadora do banco Nadja Vieira entre janeiro e abril foram coletados 295 litros. A coordenadora ressalta a importância de manter o estoque “Na verdade não para de nascer criança prematura e que precisam desse leite para sobreviver, as mulheres que tiverem leite em excesso pode estar ligando para 3602-7156 a gente trabalha em parceria com o corpo de bombeiros uma equipe  vai até residência das doadoras e orienta como coletar e oferece um kit”.

O leite coletado passa por seleção é pasteurizado e depois é oferecido para as crianças internadas na uti e no berçário.  O banco de leite do hospital da mulher atende qualquer mulher que tenha dificuldade com aleitamento materno o serviço é ‘porta aberta’ não é necessário agendamento. Sobre a Covid 19 não restrição, a mãe que foi infectada pelo vírus pode fazer a adoção.

 Por Carlos Valadares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.