foto Carlos Valadares
Página de Notícias
19 de maio é comemorado o dia nacional de doadores de leite materno, a data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.
Estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios, são objetivos das comemorações.
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Em Feira de Santana o banco de leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) atualmente conta com 58 doadoras, somente no mês de abril foram coletados 173 litros destes 49 foram distribuídos entres bebês assistidos pela instituição.
foto Carlos Valadares/Nadja Vieira
Segundo a coordenadora do banco Nadja Vieira entre janeiro e abril foram coletados 295 litros. A coordenadora ressalta a importância de manter o estoque “Na verdade não para de nascer criança prematura e que precisam desse leite para sobreviver, as mulheres que tiverem leite em excesso pode estar ligando para 3602-7156 a gente trabalha em parceria com o corpo de bombeiros uma equipe vai até residência das doadoras e orienta como coletar e oferece um kit”.
O leite coletado passa por seleção é pasteurizado e depois é oferecido para as crianças internadas na uti e no berçário. O banco de leite do hospital da mulher atende qualquer mulher que tenha dificuldade com aleitamento materno o serviço é ‘porta aberta’ não é necessário agendamento. Sobre a Covid 19 não restrição, a mãe que foi infectada pelo vírus pode fazer a adoção.
Por Carlos Valadares
Embasa Embasa adota Nota Fiscal Eletrônica e muda layout da conta de água
Conta de luz Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026
Trabalho escravo Brasil atinge recorde histórico de denúncias de trabalho escravo em 2025
Feminicídio Zero Feira de Santana adere à campanha Feminicídio Zero durante o Campeonato Baiano
Denúncias Bahia registra 31 mil denúncias de violações de direitos humanos 2025;
gestão de bens MP-BA recomenda ajuste na gestão de bens de município baiano após abandono de veículos na rua Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas