foto Izaldo Barreto
Página de Notícias
Uma tilápia pesando pouco mais de 600 gramas foi o primeiro peixe retirado da Lagoa do Geladinho, no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, nesta quarta-feira, 13. O pescado e outras dezenas vão compor o cardápio da Semana Santa nas instituições filantrópicas, a exemplo do Lar do Irmão Velho, Dispensário Santana, Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC).
A iniciativa é da Prefeitura de Feira, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Atualmente são 11 espécies vivendo na lagoa e quatro delas foram autorizadas para pesca, como tambaqui, tilápia, traíra e carpa-capim.
Segundo o chefe da Educação Ambiental, João Dias, além do gesto de solidariedade, a ação promove o controle ambiental na lagoa.
“Isto se trata de uma despesca, quando os peixes são retirados do ambiente para controle da população das espécies. Serve para evitar que a lagoa fique cheia de peixes e a que a briga por espaço provoque o canibalismo entre eles”, explica.
foto Izaldo Barreto
O prefeito Colbert Martins Filho, que acompanhou a pescaria, afirma que pretende ampliar a iniciativa para outras lagoas, no entanto, algumas não oferecem o controle de qualidade da água.
“Existe uma situação específica na lagoa do Parque da Cidade, onde estamos com um problema de contaminação provocado pela Embasa, com vazamento de esgoto. Então precisa ser recuperada para isso”, explica.
por Secom
Embasa Embasa adota Nota Fiscal Eletrônica e muda layout da conta de água
Conta de luz Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026
Trabalho escravo Brasil atinge recorde histórico de denúncias de trabalho escravo em 2025
Feminicídio Zero Feira de Santana adere à campanha Feminicídio Zero durante o Campeonato Baiano
Denúncias Bahia registra 31 mil denúncias de violações de direitos humanos 2025;
gestão de bens MP-BA recomenda ajuste na gestão de bens de município baiano após abandono de veículos na rua Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas