A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou nesta quarta-feira (14) que o ano de 2025 consolidou-se como um dos três mais quentes já registrados globalmente.
De acordo com a análise de oito conjuntos de dados climáticos, seis instituições (incluindo o serviço europeu Copernicus) classificaram o ano passado na terceira posição, enquanto duas o colocaram como o segundo mais quente em 176 anos de registros. O topo da lista permanece com o ano de 2024, seguido de perto por 2023.
Um dado alarmante destacado pelos cientistas é que as temperaturas médias globais ultrapassaram o limite de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais pelo maior intervalo de tempo já documentado. Este é o patamar estabelecido pelo Acordo de Paris como crítico para evitar as piores consequências das mudanças climáticas.
Segundo o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), o planeta atravessou, pela primeira vez, um ciclo de três anos consecutivos (2023-2025) com anomalias térmicas atingindo ou superando essa marca.
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Enem Pedidos de certificado de conclusão do Ensino Médio começam nesta semana; veja como fazer
redes sociais Parlamento francês restringe redes sociais para menores de 15 anos
Agências fechadas Agências do INSS fecham de quarta (28) a sexta-feira (30) desta semana
Preço da gasolina Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira
Brasil Antenado Brasil Antenado abre agendamento para antenas digitais gratuitas em 20 cidades baianas Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado