A Polícia Militar da Bahia se pronunciou, com exclusividade ao Bahia.Ba, sobre a prisão do capitão Mauro Grunfeld, ocorrida nesta quinta-feira (11). O agente da PM é suspeito de participar de um grupo criminoso especializado em tráfico de drogas, crimes patrimoniais, lavagem de dinheiro e disputa de territórios.
Em nota, a PMBA afirma que a prisão ocorreu através da Corregedoria da Corporação e que o militar foi levado para aprofundar as investigações e a participação do agente na organização criminosa.
"A Polícia Militar da Bahia informa que a Corregedoria da Corporação realizou o cumprimento de um mandado de prisão que teve como alvo um oficial da PMBA, tendo em vista a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o eventual envolvimento do militar em crimes tipificados na Lei de Drogas", diz a nota.
Na manifestação, a Coorporação ainda reforçou o compromisso com a sociedade baiana e com a ética profissional que a polícia exige. "A PMBA reafirma seu compromisso permanente com a legalidade, a disciplina institucional e a ética profissional que norteiam a atuação de seus integrantes em defesa da sociedade baiana".
Grunfeld e outras 38 pessoas foram presas no decorrer da Operação Zimmer, que cumpre cerca de 50 mandados de Busca e Apreensão, além de 43 mandados de prisão, somente na Bahia. No estado, foram as operações aconteceram nas cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Porto Seguro e Salvador, onde agentes estiveram nos bairros soteropolitanos da Graça, Engomadeira, São Marcos e Stella Maris.
O militar já havia sido preso anteriormente, em 2024, suspeito de participar de um esquema de compra e venda de armas de fogo, que abastecia facções criminosas. Na ocasião, a prisão dele ocorreu na ação da Operação Fogo Amigo.
Veja a nota completa da PMBA
"A Polícia Militar da Bahia informa que a Corregedoria da Corporação realizou o cumprimento de um mandado de prisão que teve como alvo um oficial da PMBA, tendo em vista a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o eventual envolvimento do militar em crimes tipificados na Lei de Drogas (Lei n° 11.343/2006).
Homicídio Técnico em manutenção é morto a tiros no bairro Mangabeira no interior da Bahia
Lavagem Duas mulheres são presas por lavagem de dinheiro em Feira de Santana
Preso Acusado de matar mulher trans em Luiz Eduardo Magalhães é preso em Serrinha
fraudes bancárias Polícia Federal deflagra operação contra fraudes bancárias envolvendo biometria de idosos
Megaoperação Megaoperação prende 39 suspeitos por tráfico, lavagem de dinheiro e disputa de territórios
Operação Recôncavo Operação Recôncavo cumpre mais de 30 mandados e apreende fuzis, granada e drogas em Maragogipe Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado