A economia brasileira registrou um avanço tímido de 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com os três meses anteriores, confirmando o ritmo fraco de atividade observado ao longo do ano. No acumulado de 12 meses, o crescimento chega a 2,5%, enquanto o desempenho entre agosto e setembro permaneceu estável, sem variação.
Os dados integram o Monitor do PIB, indicador mensal do Instituto Brasileiro de Economia da FGV divulgado nesta terça-feira (18), que estima o comportamento do Produto Interno Bruto conforme a produção total de bens e serviços do país. As comparações trimestrais e mensais são dessazonalizadas, permitindo leitura mais precisa dos movimentos da economia. Em valores correntes, o PIB acumulado até o terceiro trimestre é calculado em R$ 9,370 trilhões.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, a economista Juliana Trece, a estagnação dos serviços e do consumo das famílias — pilares do PIB — explica grande parte do resultado. "Os outros componentes pouco contribuíram para um desempenho mais forte da economia", afirmou.
Na comparação interanual, a FGV aponta perda de fôlego do consumo das famílias, que desde 2021 avançava acima de 3% ao ano. Entre julho e setembro deste ano, o crescimento foi de apenas 0,2%. O estudo mostra queda no consumo de bens duráveis e não duráveis, e desaceleração mais intensa no consumo de serviços.
O investimento também recuou. A Formação Bruta de Capital Fixo, indicador que mostra a capacidade produtiva da economia, teve queda de 0,4% frente o terceiro trimestre de 2024, pressionada pelo desempenho fraco do segmento de máquinas e equipamentos. É a primeira retração desde o trimestre móvel encerrado em janeiro de 2023.
No sentido oposto, as exportações cresceram 7% na comparação anual, maior avanço desde maio de 2024. Todos os grupos de produtos exportados apresentaram expansão, com destaque para a indústria extrativa, responsável por cerca de 44% do crescimento total das vendas externas.
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026
Mega-Sena Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 47 milhões no próximo sorteio Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas