A reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, estará entre os dias 14 e 21 de novembro em missão institucional à China, com o objetivo de ampliar as redes de cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e chinesas.
A iniciativa será composta por duas atividades principais, ambas realizadas em Pequim. A primeira é a Conferência Mundial da Língua Chinesa 2025, promovida pelo Centro de Cooperação em Língua e Educação (CLEC), com apoio do Ministério da Educação da República Popular da China, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de novembro. A segunda atividade será a Missão Acadêmica para a China, entre os dias 17 e 21 do mesmo mês.
Com o tema “Inovação lidera, IA potencializa: aprender chinês sem fronteiras”, a Conferência Mundial da Língua Chinesa reunirá especialistas, gestores e representantes de instituições de ensino superior de diversos países para debater os avanços na aprendizagem da língua chinesa e o papel da inteligência artificial na educação global. Entre os tópicos abordados estão: uso de IA em avaliações de proficiência (HSK), desenvolvimento de modelos híbridos de ensino, capacitação docente em competências digitais, programas "Chinês+" voltados para aplicações profissionais e estratégias de internacionalização dos Institutos Confúcio em sua nova fase.
Já a programação da Missão Acadêmica para Reitores/as Brasileiros/as à China 2025, também promovida pelo CLEC e pelo Ministério da Educação da República Popular da China, incluirá visita oficial à Universidade de Beihang, referência em ciência e tecnologia, reunião na Embaixada do Brasil em Pequim e participação no Fórum de Reitores Brasileiros-Chineses, espaço dedicado ao diálogo institucional e à construção de redes de colaboração.
A participação da universidade na missão tem como objetivo divulgar seus projetos de pesquisa e extensão, além de identificar áreas de interesse comum com instituições chinesas. A iniciativa fortalece a atuação da universidade no cenário internacional e contribui para o atendimento de demandas estratégicas da educação superior na Bahia.
“A presença da Uefs na Missão Acadêmica à China reflete o quanto temos investido na construção de relações institucionais internacionais. Estaremos presentes em todas as atividades previstas, como a reunião na Embaixada do Brasil em Pequim e visitas técnicas às universidades de Beihang, Normal de Pequim e Normal de Hebei. Também conduziremos tratativas para ampliar convênios, parcerias acadêmicas e programas de cooperação internacional, com foco na oferta de cursos de línguas e na inserção da nossa universidade no cenário global, em sintonia com as demandas estratégicas da educação superior na Bahia”, destaca a reitora da instituição, Amali Mussi.
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026
Mega-Sena Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 47 milhões no próximo sorteio Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas