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Marcela Cabral destaca importância da inovação e personalização no varejo durante evento da CDL em Feira de Santana

A especialista comentou também sobre a ampliação do calendário promocional, que antes se concentrava no Natal e, mais recentemente, na Black Friday,

12/11/2025 06h53
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A consultora e especialista em varejo Marcela Cabral foi uma das palestrantes do evento Pós-NRF Ásia-Europa | Bahia Globalizada, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, na noite da última terça-feira (11). O encontro reuniu empresários e profissionais do setor para discutir as principais tendências globais do comércio varejista e o comportamento do consumidor no cenário atual.

Em entrevista, Marcela ressaltou a importância de eventos como este para inspirar o empresariado local e conectar o varejo feirense às inovações internacionais.

“É sempre muito importante trazer inspirações do que existe lá fora e casar com o melhor que temos aqui dentro — nossa criatividade e força de trabalho. Vamos falar sobre desafios que o mercado internacional enfrenta, semelhantes aos nossos, e principalmente como estão sendo resolvidos. Tudo isso ajuda a movimentar o varejo e a pensar em como melhorar a experiência do consumidor”, destacou.

A especialista comentou também sobre a ampliação do calendário promocional, que antes se concentrava no Natal e, mais recentemente, na Black Friday, mas que agora ganha novas datas de grande movimentação no varejo mundial.

“Hoje, por exemplo, é 11 de novembro, o famoso 11.11, que é o Dia dos Solteiros, transformado pelo Alibaba em uma espécie de Black Friday asiática. Esse conceito vem chegando ao Brasil, com plataformas como a Shopee já realizando promoções nessa data. Então, não é mais só o Natal ou a Black Friday — novas oportunidades estão surgindo para atrair o consumidor e aumentar o ticket médio das lojas”, explicou.

Marcela ressaltou que o comportamento do consumidor mudou e que o atendimento precisa ser cada vez mais individualizado, indo além das antigas segmentações por idade ou gênero.

“O cliente de hoje não quer ser tratado como parte de um grupo, mas como um indivíduo. Ele quer ser reconhecido como a pessoa que é — com seus gostos, interesses e estilo de vida. Por isso, o uso da inteligência artificial e dos dados é essencial para entender o cliente em profundidade e oferecer produtos e serviços personalizados”, afirmou.

Integração entre o físico e o digital

Questionada sobre como o comércio de Feira de Santana pode fortalecer sua presença no digital, Marcela trouxe exemplos práticos de estratégias adotadas em outros países, especialmente na Ásia.

“Uma tendência forte é o live commerce, muito comum na China. São transmissões ao vivo programadas, com um anfitrião que representa a loja — como a Magalu faz aqui. Essa interação humaniza a venda online e cria conexão com o público. O importante é estar disponível no canal que o cliente escolher, seja físico ou digital, sempre com o mesmo padrão de qualidade e excelência no atendimento”, concluiu.

O evento reforçou a vocação de Feira de Santana como um dos principais centros de comércio e inovação da Bahia, reunindo representantes do varejo e especialistas para discutir o futuro do setor.

Por: Mayara Nailanne 

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