A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (11), o conjunto de propostas encaminhadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) que tratam da reorganização da estrutura do sistema de Justiça no interior do estado.
Entre as medidas aprovadas, Feira de Santana será diretamente beneficiada com a criação de uma nova Promotoria de Justiça para atuar na Segunda Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A unidade foi recentemente convertida para reforçar o enfrentamento à violência de gênero no município, que é o segundo mais populoso da Bahia e registra altos índices de casos dessa natureza.
De acordo com o MP-BA, a criação da nova promotoria não acarretará aumento de despesas, pois se trata de uma redistribuição de atribuições dentro da estrutura já existente do órgão. A expectativa é de que a medida amplie a capacidade de resposta do sistema de Justiça em Feira de Santana, garantindo maior celeridade e atenção às vítimas de violência doméstica.
O conjunto de projetos — encaminhado pelo procurador-geral de Justiça, Pedro Maia — busca adequar a atuação ministerial ao crescimento populacional e ao aumento da demanda processual em todo o estado. Além de Feira de Santana, Brumado e Jequié também serão afetadas por mudanças na estrutura ministerial.
Com a aprovação pela AL-BA, as propostas seguem agora para sanção e posterior implementação.
Feriado Sindicato dos Comerciários de Feira divulga funcionamento no feriado da Consciência Negra
Atualização gov Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Tarifaço de Trump Tarifaço de Trump reduz em mais de 60% exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho
Ressarcimento Governo amplia prazo para ressarcimento de aposentados pelo INSS até 2026 Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado