Mais da metade dos moradores de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, vive sem companheiro ou companheira.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 53,1% dos feirenses não vivem em união conjugal, seja por nunca terem se casado ou por já terem se separado.
Em números absolutos, isso representa 283.934 pessoas. Desse total, 172.917 (32,3%) nunca viveram em união conjugal e 111.017 (20,8%) já viveram, mas estão separados.
Por outro lado, 46,9% da população de Feira vive em algum tipo de união conjugal — índice menor que a média estadual, que é de 48,6%.
Santo Antônio de Jesus lidera entre os “casados”
Entre as cidades analisadas na região, Santo Antônio de Jesus, localizada a cerca de 110 km de Feira, é a que apresenta maior proporção de pessoas em união conjugal (50,3%) — o único município onde mais da metade da população vive com um parceiro ou parceira.
O município também tem os menores percentuais de pessoas separadas (20,6%) e das que nunca estiveram em união conjugal (29,1%), reforçando o perfil de uma população com maior estabilidade nos relacionamentos.
Itaberaba tem mais pessoas separadas
No outro extremo, Itaberaba, a cerca de 163 km de Feira de Santana, registra o maior percentual de pessoas separadas (22,4%) entre os municípios analisados.
Na sequência aparecem Alagoinhas (21,9%), Serrinha (21,8%) e Feira de Santana (20,8%), todas com índices acima da média da Bahia (20,4%).
Os números indicam uma tendência de crescimento das separações também nas cidades do interior.
Comparativo regional
Apesar de liderar o ranking regional de pessoas sem companheiro, Feira de Santana não é a cidade com mais solteiros. Segundo o IBGE, os maiores percentuais de pessoas que nunca viveram em união conjugal estão em:
Itaberaba (32,1%)
Alagoinhas (31,6%)
Serrinha (31,0%)
Em contrapartida, as cidades com maior proporção de pessoas vivendo em união conjugal, além de Santo Antônio de Jesus, são:
Serrinha (47,2%)
Feira de Santana (46,9%)
Alagoinhas (46,5%)
Itaberaba (45,5%)
Mesmo assim, todas estão abaixo da média da Bahia (48,6%), o que reforça a tendência estadual de queda nas uniões conjugais.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado