Durante a 20ª Semana Nacional de Conciliação, o secretário de Saúde de Feira de Santana, Dr. Rodrigo Matos, ressaltou a relevância do evento para fortalecer o diálogo entre o poder público e o Judiciário, especialmente na área da saúde.
Segundo o secretário, a iniciativa do Tribunal de Justiça (TJ) é fundamental para reduzir a judicialização e garantir que os cidadãos tenham seus direitos respeitados de forma mais ágil e eficiente.“Quando há uma judicialização, significa que um direito não foi acessado. A conciliação permite que os entes públicos compreendam sua real responsabilidade e busquem conceder o direito dentro de sua competência. Muitas vezes, o problema não é a falta do recurso, mas uma falha de comunicação”, destacou Matos.
O secretário enfatizou que grande parte das ações judiciais envolve o município e o Estado, e que compreender corretamente as atribuições de cada esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) torna os processos mais céleres e eficazes.
“É melhor transformar um processo em acordo e garantir o medicamento do que esperar anos para o julgamento. Por isso, nosso corpo técnico está presente, assessorando a parte jurídica e buscando resolver cada situação dentro das responsabilidades do município”, afirmou.
Para Matos, a Semana de Conciliação tem também um caráter pedagógico, pois aproxima as instituições e estimula a criação de protocolos que evitem novas judicializações.
“Mais do que resolver casos, este é um momento de aprendizado e aproximação. O efeito positivo vai muito além dos números — é um avanço na forma como o sistema de saúde e a Justiça dialogam para atender melhor o cidadão”, completou.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas