Durante a 20ª Semana Nacional de Conciliação, o secretário de Saúde de Feira de Santana, Dr. Rodrigo Matos, ressaltou a relevância do evento para fortalecer o diálogo entre o poder público e o Judiciário, especialmente na área da saúde.
Segundo o secretário, a iniciativa do Tribunal de Justiça (TJ) é fundamental para reduzir a judicialização e garantir que os cidadãos tenham seus direitos respeitados de forma mais ágil e eficiente.“Quando há uma judicialização, significa que um direito não foi acessado. A conciliação permite que os entes públicos compreendam sua real responsabilidade e busquem conceder o direito dentro de sua competência. Muitas vezes, o problema não é a falta do recurso, mas uma falha de comunicação”, destacou Matos.
O secretário enfatizou que grande parte das ações judiciais envolve o município e o Estado, e que compreender corretamente as atribuições de cada esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) torna os processos mais céleres e eficazes.
“É melhor transformar um processo em acordo e garantir o medicamento do que esperar anos para o julgamento. Por isso, nosso corpo técnico está presente, assessorando a parte jurídica e buscando resolver cada situação dentro das responsabilidades do município”, afirmou.
Para Matos, a Semana de Conciliação tem também um caráter pedagógico, pois aproxima as instituições e estimula a criação de protocolos que evitem novas judicializações.
“Mais do que resolver casos, este é um momento de aprendizado e aproximação. O efeito positivo vai muito além dos números — é um avanço na forma como o sistema de saúde e a Justiça dialogam para atender melhor o cidadão”, completou.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado