A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizou, no último dia 1º de novembro, mais uma edição do Mutirão de Gigantomastia, voltado ao atendimento de mulheres que sofrem com o crescimento excessivo das mamas. A ação atendeu 510 pacientes, divididas em dois dias, e marcou o início de uma nova fase do programa, que já beneficiou mais de 400 mulheres desde sua criação.
De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, o mutirão foi considerado um sucesso tanto pela adesão quanto pela estrutura montada para acolher as participantes.
"Foi um mutirão muito positivo. Atendemos 310 pacientes no primeiro dia e outras 200 ficaram cadastradas para o dia 21 de março de 2026. Montamos toda uma estrutura de logística e apoio para garantir conforto e segurança a todas as mulheres", destacou.
As avaliações foram conduzidas pelo médico Dr. César Kelly, responsável técnico pelo programa. As pacientes passarão agora por uma primeira fase de análise técnica, e aquelas aprovadas seguirão para a segunda etapa, que consiste em visitas domiciliares realizadas por uma equipe multiprofissional. A terceira fase envolve a realização dos exames médicos preparatórios para a cirurgia.
"Nessas visitas, será avaliada também a situação social e econômica das participantes, além da comprovação de residência em Feira de Santana, que é um dos pré-requisitos do programa", explicou Gilbert.
Com o encerramento das cirurgias do mutirão anterior — restando apenas nove pacientes a serem operadas até o fim deste ano —, a Fundação abriu novas vagas para os procedimentos que serão realizados entre 2026 e 2027.
Gilberte destacou ainda o empenho da equipe envolvida na ação:
"Tivemos profissionais que permaneceram no local durante todo o evento, garantindo alimentação, segurança e assistência às pacientes. Muitas dormiram no local, e nós oferecemos todo o suporte necessário. Foi um trabalho de equipe, e os resultados foram muito positivos."
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas