Terça, 04 de Novembro de 2025 12:29
75 98251-4963
Cultura “Os Saltimbancos”

Clássico “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado na praça da Kalilândia

O programa Diversão em Cena foi criado em 2011 pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames

04/11/2025 06h40
Por: Carlos Valadares
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

A patota de “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado, 8 de novembro, em apresentação única na Praça da Kalilândia, no centro, às 16h. Acessível em libras e em audiodescrição, o espetáculo é promovido pelo programa Diversão em Cena. Ao longo da temporada de 2025, que será finalizada neste dia, a ação cultural trouxe seis espetáculos para a cidade, todos patrocinados pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames.

Com duração de 60 minutos e classificação livre, a peça é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. O musical narra a história de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que, devido a maus-tratos, fugiram de seus patrões. Juntos, resolvem ir à cidade para formar um grande conjunto musical.

Entre conquistas e tropeços, parcerias e desentendimentos ao longo da caminhada, os protagonistas encontram a família e a paz que precisavam nesse improvável bando. A peça busca mostrar para as crianças, e relembrar aos adultos, a importância da comunidade e de ter amigos que se ajudam. A narrativa destaca que, em tempos tão individualistas, a força do coletivo é essencial, não só no enfrentamento de problemas individuais, mas também na tentativa de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para todos.

“Os Saltimbancos” conta com músicas compostas pelo compositor argentino (naturalizado italiano) Luis Enríquez Bacalov e texto original do italiano Sergio Bardotti, traduzido por Chico Buarque. A montagem leva a assinatura da companhia Stripulia, que tem direção geral de Fernanda Junqueira Ayres, que interpreta a galinha, ao lado de Madson Nery (jumento), Camila Sarno (cachorro) e Andréa Nunes (gata). Esta apresentação é viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da ArcelorMittal e da Belgo Arames. A realização é da Lima Produções Culturais e do Ministério da Cultura, Governo Federal.

O programa Diversão em Cena foi criado em 2011 pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, para democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações gratuitas ou a preços populares. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

“Em um país tão diverso como o Brasil, é essencial incentivar ações que aproximem as pessoas das expressões artísticas e promovam o diálogo entre diferentes tradições. Vai além do patrocínio: trata-se de garantir que a pluralidade cultural que nos define, une e transforma continue viva, acessível e valorizada por todos”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal. “Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, afirma Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.