A patota de “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado, 8 de novembro, em apresentação única na Praça da Kalilândia, no centro, às 16h. Acessível em libras e em audiodescrição, o espetáculo é promovido pelo programa Diversão em Cena. Ao longo da temporada de 2025, que será finalizada neste dia, a ação cultural trouxe seis espetáculos para a cidade, todos patrocinados pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames.
Com duração de 60 minutos e classificação livre, a peça é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. O musical narra a história de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que, devido a maus-tratos, fugiram de seus patrões. Juntos, resolvem ir à cidade para formar um grande conjunto musical.
Entre conquistas e tropeços, parcerias e desentendimentos ao longo da caminhada, os protagonistas encontram a família e a paz que precisavam nesse improvável bando. A peça busca mostrar para as crianças, e relembrar aos adultos, a importância da comunidade e de ter amigos que se ajudam. A narrativa destaca que, em tempos tão individualistas, a força do coletivo é essencial, não só no enfrentamento de problemas individuais, mas também na tentativa de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para todos.
“Os Saltimbancos” conta com músicas compostas pelo compositor argentino (naturalizado italiano) Luis Enríquez Bacalov e texto original do italiano Sergio Bardotti, traduzido por Chico Buarque. A montagem leva a assinatura da companhia Stripulia, que tem direção geral de Fernanda Junqueira Ayres, que interpreta a galinha, ao lado de Madson Nery (jumento), Camila Sarno (cachorro) e Andréa Nunes (gata). Esta apresentação é viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da ArcelorMittal e da Belgo Arames. A realização é da Lima Produções Culturais e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
O programa Diversão em Cena foi criado em 2011 pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, para democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações gratuitas ou a preços populares. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
“Em um país tão diverso como o Brasil, é essencial incentivar ações que aproximem as pessoas das expressões artísticas e promovam o diálogo entre diferentes tradições. Vai além do patrocínio: trata-se de garantir que a pluralidade cultural que nos define, une e transforma continue viva, acessível e valorizada por todos”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal. “Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, afirma Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.
  “Declama, Preta” Espetáculo “Declama, Preta” celebra a força das mulheres negras no palco do Amélio Amorim 
 Seresta do Rasta  Audiovisual do Seresta do Rasta e Amigos chega as plataformas digitais 
 Exposição Museu Regional de Arte do Cuca recebe exposição de fotografias com drones 
  Festival de Violeir Confirmada data da 48ª edição do Festival de Violeiros de Feira de Santana 
 Seletiva V Fasai abre seletiva para artistas de Iraquara brilharem no Teatro de Arena do Parque da Dolina 
 Tá na Lei Feira de Santana recebe projeto “Tá na Lei” para levar literatura de cordel e oralidades africanas às escolas Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas