Cerca de 160 mil estudantes poderão renegociar suas dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a partir deste sábado (1º). A medida, válida para contratos assinados a partir de 2018, permite que os acordos sejam feitos digitalmente pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa Econômica Federal até 31 de dezembro de 2026.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é facilitar a regularização das dívidas e oferecer melhores condições de pagamento para ex-alunos que enfrentam dificuldades financeiras.
O saldo devedor total dos contratos elegíveis soma aproximadamente R$ 1,8 bilhão. Podem solicitar a renegociação os estudantes com contratos firmados a partir de 2018, que estejam na fase de amortização e com parcelas atrasadas há mais de 90 dias até 31 de julho de 2025.
O novo modelo prevê parcelamento em até 180 vezes, o equivalente a 15 anos , com perdão de 100% dos juros e multas, e parcela mínima de R$ 200, exceto quando o valor devido for menor. O acordo será formalizado por meio de um termo aditivo ao contrato original.
A renegociação não inclui valores de coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias, que devem ser tratados diretamente com as universidades.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado