A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, de forma imediata, a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do pó para preparo de café Fellow Criativo, da marca Cafellow. A resolução foi publicada nesta terça-feira (28), no Diário Oficial da União.
A agência informou que o produto contém extrato do cogumelo Agaricus bisporus, um ingrediente que não passou por avaliação de segurança para uso em alimentos no país. Esse foi um dos principais motivos que levaram ao veto.
A Anvisa também apontou que o rótulo e as peças de divulgação traziam alegações de saúde não autorizadas pela autoridade sanitária, como promessas de ajudar no “controle de insulina” e na redução do colesterol, sem comprovação científica reconhecida.
Outro problema identificado foi o risco de o consumidor interpretar o item como um café tradicional, o que contraria normas de rotulagem e pode induzir a erro.
Com a decisão, todas as unidades do Fellow Criativo devem ser recolhidas, e a empresa está impedida de fazer qualquer tipo de divulgação do produto até que haja nova análise do órgão regulador.
A Anvisa proibiu a comercialização de cafés adulterados, como parte da ação “café fake”, em maio e junho de 2025. O Ministério da Agricultura e Pecuária identificou, em maio, marcas como Melissa, Pingo Preto e Oficial como impróprias para consumo, contendo impurezas e a toxina ocratoxina A (OTA).
Em seguida, em 2 de junho de 2025, a Anvisa confirmou a proibição dessas marcas e outras, determinando o recolhimento dos produtos e bloqueando sua fabricação e venda.
A proibição atinge as seguintes marcas e empresas: Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café – Master Blends (Oficial) Indústria de Alimentos Ltda; Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa – D M Alimentos Ltda; Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto – Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas