A cidade de Ibotirama, no Vale do São Francisco, voltou a aparecer no topo dos rankings de calor neste sábado (25). Com 38,2 ºC registrados, o município alcançou a segunda maior temperatura do Nordeste no dia, ficando atrás apenas de Teresina, no Piauí, que marcou 38,5 ºC.
Além do calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para os níveis críticos de umidade na região. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar tem oscilado entre 20% e 30% no município, faixa inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece índices entre 40% e 60% como ideais para o bem-estar. O cenário também eleva a possibilidade de incêndios florestais.
A presença do Rio São Francisco equilibra a sensação térmica, mas o histórico recente confirma que a população enfrenta altas temperaturas com frequência. Em 7 de março deste ano, Ibotirama figurou como o terceiro município mais quente do país. Em outubro de 2023, o calor extremo levou os moradores a reforçarem os estoques de climatizadores no comércio local.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas