A Anac afirmou que a tarifa basic, oferecida por companhias como Latam e Gol em algumas rotas, está de acordo com as normas da agência. Segundo a resolução vigente, as empresas aéreas devem garantir ao passageiro o direito a uma franquia mínima de 10 kg de bagagem de mão, mas têm liberdade para restringir o tamanho e exigir que o item seja acomodado sob o assento, como bolsas ou mochilas excluindo a mala de mão tradicional, guardada no compartimento superior.
Apesar disso, um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer proibir esse tipo de tarifa. A proposta, de autoria do deputado Da Vitoria (PP-ES), garante o transporte gratuito de mala de mão e está com urgência para votação: o regime de urgência deve ser votado na terça-feira (21), e o mérito na quarta (22). O relator, deputado Neto Carletto (Avante-BA), pretende manter o texto original e incluir regras claras sobre peso, tamanho e quantidade de itens permitidos.
Carletto afirma ser favorável ao transporte gratuito de mala de mão e pretende ouvir a Anac, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e representantes das companhias aéreas antes de apresentar seu parecer. O relator também aguarda um estudo da Anac sobre bagagens e tarifas para definir padrões que evitem abusos e ofereçam mais transparência ao consumidor.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas