O deputado federal Zé Neto (PT) cobrou, na última quarta-feira (15), na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, o cumprimento da legislação que assegura aos professores o direito a um terço da carga horária para atividades de planejamento e estudos.
Segundo o parlamentar, o município de Feira de Santana tem descumprido esse direito em relação aos profissionais contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
A reserva de um terço da carga horária é prevista na Lei do Piso Nacional do Magistério e reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal como essencial para o bom desempenho das atividades docentes. O tempo deve ser destinado a planejamento, avaliação e formação, etapas indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem.
Em Feira de Santana, no entanto, professores contratados de forma temporária afirmam que continuam sem acesso a esse direito, o que tem provocado sobrecarga de trabalho e prejudicado o desenvolvimento pedagógico nas escolas.
“Essa é uma reivindicação justa, feita por trabalhadores e trabalhadoras que contribuem diariamente para a educação do nosso município e merecem ser tratados com respeito e dignidade. Não é possível falar em valorização da educação sem garantir condições adequadas de trabalho para quem está nas salas de aula e nas escolas, fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes”, afirmou Zé Neto.
O petista destacou ainda que seguirá acompanhando o caso e cobrando da gestão municipal o cumprimento da lei. “Seguiremos atentos, cobrando soluções e apoiando a luta desses profissionais que tanto fazem pela nossa Feira e pela educação pública de qualidade”, completou.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado