O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão do programa voltado para reduzir a fila de espera de benefícios, como aposentadorias e auxílios. A decisão foi comunicada em um ofício assinado pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Junior, que atribui a medida à falta de verba no Orçamento.
No documento, Waller solicita a suplementação de R$ 89,1 milhões do orçamento do Ministério da Previdência para garantir a continuidade do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB). A iniciativa prevê o pagamento de bônus de produtividade a servidores e peritos, com o objetivo de acelerar a análise dos pedidos de benefícios previdenciários.
A suspensão tem efeito imediato e interrompe a principal estratégia do governo para diminuir a fila, que já ultrapassa 2,63 milhões de solicitações, conforme dados de agosto. A demora tem se agravado desde o ano passado, especialmente após uma greve de 235 dias dos médicos peritos.
O ofício também ressalta que a medida é necessária para evitar “impactos administrativos” caso o programa seguisse em funcionamento sem recursos garantidos.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado