Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciaram nesta quarta-feira (15) a fiscalização na subestação localizada no Paraná que apresentou falha e provocou o apagão registrado em todas as regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14). A inspeção marca o início das investigações que devem apurar as causas da pane e eventuais responsabilidades dos agentes do setor elétrico.
De acordo com a Aneel, a vistoria vai avaliar se o incêndio no reator da subestação foi resultado de falhas de manutenção ou de problemas nos sistemas de proteção e isolamento de defeitos. Esses dispositivos são fundamentais para evitar que panes localizadas atinjam outras áreas do sistema e causem interrupções em larga escala, como a que afetou o país.
Paralelamente à vistoria no Paraná, a agência enviou técnicos à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Florianópolis, para examinar as ações tomadas durante o blecaute.
As informações coletadas nas duas frentes de trabalho serão reunidas no Relatório de Análise de Perturbação (RAP), documento que detalhará as origens e a extensão da falha no sistema elétrico brasileiro.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado