O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, visitou a UPA estadual de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira (10), acompanhado da subsecretária, Valdenice Gonçalves. A agenda foi voltada ao alinhamento de protocolos e à organização dos fluxos de urgência e emergência.
Durante o encontro, foram discutidos temas como acolhimento e classificação de risco, comunicação entre equipes, contrarreferência para a Atenção Primária e acompanhamento pós-alta. A direção da UPA apresentou o panorama de atendimentos e sinalizou abertura para ajustes operacionais que qualifiquem ainda mais a experiência do usuário.
“A UPA está localizada no município. Portanto, isso nos convoca à corresponsabilidade na organização dos fluxos de urgência e na continuidade do cuidado”, afirmou o secretário Rodrigo Matos, acrescentando que “a rede de saúde é trabalho em conjunto. O que importa é a pessoa ser atendida com qualidade e rapidez, independentemente do ente gestor”.
A subsecretária de Saúde destacou que a integração entre serviços municipais e estaduais reduz gargalos, evita retrabalho e amplia a resolutividade.
“Quando a comunicação funciona e a contrarreferência é efetiva, o cidadão percebe na prática um cuidado mais rápido e organizado”, observou Valdenice Gonçalves.
Entre os encaminhamentos previstos ficou pactuada a atualização de fluxos prioritários para casos tempo-dependentes, o fortalecimento dos canais diretos de comunicação entre as equipes e a consolidação de rotinas de contrarreferência para as unidades municipais, garantindo continuidade do cuidado após o atendimento de urgência.
“Essa cooperação se traduz em mais agilidade, segurança clínica e transparência para a população”, pontuou o gestor municipal de Saúde.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado