A Vigilância Sanitária interditou, na manhã desta quinta-feira (9), uma fábrica de gelo situada no município, após constatar diversas irregularidades nas instalações. A medida tem caráter preventivo e tem como objetivo garantir a segurança sanitária e a saúde da população.
De acordo com o órgão de saúde, a empresa está irregular desde 2012 e já havia recebido diversas notificações ao longo dos anos para corrigir falhas estruturais e documentais, mas não realizou as adequações exigidas.
Na última vistoria, realizada no dia 6 de outubro, os fiscais da Vigilância Sanitária encontraram grande quantidade de materiais em desuso no fundo do imóvel, embalagens plásticas inadequadas e reutilizadas para acondicionamento de gelo, além de ambientes com equipamentos e estruturas de produção ainda instalados, mesmo após o proprietário afirmar que o local não estava em funcionamento.
Na manhã desta quarta-feira ao retornar ao local com o termo de interdição, a equipe da Vigilância Sanitária, mais uma vez, encontrou sacos plásticos reutilizados que estavam amontoados na área do fundo do estabelecimento, onde também havia acúmulo de equipamentos em desuso e enferrujados, além de ser local insalubre.
O proprietário justificou que “está com irregularidade com o pagamento do IPTU e, por isso, não se adequou as normas sanitárias”.
No entanto, o caso também já é acompanhado pelo Ministério Público, que monitora a situação desde 2023, após uma denúncia da Embasa relacionada à potabilidade da água utilizada na fabricação do gelo.
“A interdição foi necessária para que o proprietário realize todas as adequações exigidas e possa retomar as atividades de forma legal e segura. Nossa prioridade é proteger a saúde da população, já que o gelo é composto 100% por água e, quando produzido sem controle sanitário, pode representar risco à saúde”, destacou Thaís Marques, chefe da Vigilância Sanitária.
O estabelecimento permanecerá interditado até que todas as exigências legais sejam cumpridas.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado