O céu da madrugada desta terça-feira (7) será palco de um espetáculo astronômico especial: a Superlua Cheia de Outubro, também conhecida como Lua da Colheita. O fenômeno ocorre por volta das 00h48 e poderá ser observado de qualquer parte do Brasil, desde que o tempo esteja limpo.
Chamado de Lua da Colheita por ser a lua cheia mais próxima do equinócio da primavera no Hemisfério Sul, o evento tem origem histórica. Antes da iluminação elétrica, agricultores aproveitavam o brilho intenso do satélite natural para estender as jornadas de trabalho noturnas no campo.
O fenômeno é considerado raro: entre 1970 e 2050, apenas 18 Superluas da Colheita ocorrem em outubro. A última foi registrada em 2020, e a próxima está prevista para 2028.
Durante o evento, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual, já que estará em seu ponto mais próximo da Terra — o chamado perigeu lunar.
Para observar, basta mirar o horizonte leste no início da noite. A Lua surgirá grande e alaranjada, ganhando tonalidade mais clara à medida que sobe no céu. O espetáculo poderá ser apreciado com maior intensidade entre os dias 5 e 8 de outubro.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado