O Brasil confirmou 17 casos de intoxicação por metanol, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde. O levantamento contabiliza 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, das quais 200 ainda estão sob investigação.
O estado de São Paulo concentra a maioria dos casos, com 15 confirmações e 164 investigações em andamento, representando mais de 80% do total. O Paraná registrou dois casos confirmados e analisa outros quatro.
Além deles, 12 estados notificaram suspeitas que permanecem em análise: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. Já a Bahia, o Distrito Federal e o Mato Grosso descartaram as suspeitas anteriores.
O ministério também confirmou duas mortes em São Paulo provocadas pela ingestão de metanol. Outros 12 óbitos estão sob investigação, distribuídos entre Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3), São Paulo (6), Paraíba (1) e Ceará (1).
O metanol é uma substância altamente tóxica e imprópria para consumo humano. A ingestão pode causar cegueira, falência de órgãos e morte, mesmo em pequenas quantidades. O governo reforça o alerta para que a população evite bebidas de procedência desconhecida e denuncie suspeitas de adulteração às autoridades sanitárias.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado