A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (1º/10) a Operação Estado Anômico, que mira uma organização criminosa com atuação central em Feira de Santana e cidades vizinhas. O grupo é acusado de movimentar milhões por meio de lavagem de dinheiro oriundo do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
Em cumprimento a decisão da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, estão sendo executados 10 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão em Feira de Santana e Salvador. Também foi determinado o bloqueio de R$ 9 milhões em contas bancárias dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa ligada ao esquema.
A investigação aponta que os crimes eram praticados de forma reiterada, com foco na ocultação e dissimulação de bens e valores. A ação envolve cerca de 100 policiais federais, além de auditores e analistas da Receita Federal.
O nome da operação faz referência ao conceito de “Estado Anômico”, que descreve uma condição social marcada pela ausência de regras e valores que regulam o comportamento coletivo, levando à desorganização e insegurança.
As apurações continuam para identificar outros envolvidos. Caso condenados, os investigados podem enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de prisão.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado