A Prefeitura de Feira de Santana anunciou nesta terça-feira (30) uma mudança histórica no calendário da Micareta de Feira: a partir de 2026, a festa passará a acontecer no mês de novembro, e não mais em abril ou maio, como tradicionalmente ocorria.
Durante a coletiva de imprensa, o empresário e produtor de eventos Antonio Dyggs avaliou de forma positiva a alteração e destacou que a mudança dará mais fôlego à organização da festa, além de reposicionar o evento no cenário cultural da Bahia.“Eu já torcia para que essa mudança acontecesse há um tempo. Indo para o segundo semestre, a gente foge dessa proximidade com o Carnaval de Salvador. A Micareta de Feira foi perdendo protagonismo porque ficava imprensada entre o Carnaval e o São João, que hoje é o maior evento do estado, acontecendo em mais de 250 cidades ao mesmo tempo”, afirmou.
Segundo Dyggss, a nova data alinha a festa às experiências de outros carnavais fora de época pelo país, como Fortal (Fortaleza), Carnatal (Natal) e Precaju (Aracaju), todos realizados no segundo semestre.“Esses eventos entenderam que, quando você tem mais tempo para organizar, consegue atrair mais patrocínios, confirmar atrações com antecedência e dar ao público maior confiança para se programar. A Micareta só tem a ganhar”, disse o empresário.
Dyggs destacou ainda que, historicamente, a festa em Feira sofria com a divulgação tardia. “Sempre se falava da Micareta um mês ou dois antes. Agora, com mais de um ano de antecedência, já estamos discutindo a edição de 2026. Isso é fundamental para o sucesso da festa.”
Sobre o clima, o produtor minimizou o impacto das chuvas de abril e maio, muitas vezes apontadas como um entrave para a festa.“A chuva era o menor dos problemas. O maior era a falta de protagonismo, por estar entre dois grandes eventos. Em novembro, pode chover também, mas a diferença é que a festa vai chegar com mais planejamento e expectativa.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado