Apesar do aumento significativo de público no primeiro dia da Micareta de Feira 2025, nenhuma ocorrência grave foi registrada. A avaliação é do tenente-coronel Michel Muller, que integra a cúpula das forças de segurança responsáveis pela festa. Segundo ele, o resultado é fruto de um trabalho conjunto, com tecnologia de ponta e planejamento detalhado.
“É uma alegria estarmos reunidos aqui, na sede do Ministério Público, discutindo os resultados do primeiro dia, analisando os acertos e ajustando eventuais falhas. Essa é a tônica de qualquer prestação de serviço e, conosco, não é diferente”, afirmou o tenente-coronel, celebrando o saldo positivo.
De acordo com Muller, cerca de 350 mil pessoas estiveram presentes no circuito Maneca Ferreira nesta quinta-feira (1º), número quase sete vezes maior do que o registrado no primeiro dia da Micareta do ano passado, que teve um público estimado em 50 mil pessoas. “Com atrações semelhantes, inclusive Bell Marques, o público respondeu de forma muito mais expressiva este ano. Certamente, a segurança foi um fator decisivo para isso.”
O oficial também destacou o papel essencial da tecnologia no combate à criminalidade. Portais de abordagem, câmeras de monitoramento, sistemas de reconhecimento facial e o uso do dispositivo LTE — semelhante a um smartphone, que permite acesso a mandados de prisão em tempo real — têm sido fundamentais. “Quando alguém com mandado em aberto tenta entrar no circuito, o policial recebe instantaneamente a informação, com foto e dados, e pode efetuar a prisão imediatamente”, explicou.
Michel Muller ainda ressaltou que esse investimento em estrutura tecnológica e humana garante que o folião se sinta seguro. “Todo esse aparato contribui para transformar a avenida Presidente Dutra em uma verdadeira praça de alegria”, pontuou.
Sobre o policiamento específico para grandes atrações, ele destacou a atenção dada a artistas como Bell Marques, que tradicionalmente arrasta grandes multidões. “Já existe uma interação entre Bell e as patrulhas da Polícia Militar. Ele sabe como lidar com o público e também com a tropa. Bell se tornou talvez o maior puxador de bloco da Bahia, e é, de certa forma, um aliado direto da segurança”, afirmou.
Por fim, ao ser questionado sobre os policiais envolvidos em operações anteriores e as proposições da PM-BA em relação a condutas, Muller preferiu não comentar casos específicos, mas reforçou o compromisso com a transparência e a integridade da corporação.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte
Homem morto Homem é encontrado morto dentro de carro próximo ao Centro de Abastecimento em Feira de Santana Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado