Foto: Carlos Valadares
Na manhã desta quarta-feira (12), o comandante da Rondesp, major Denis Anderson, esclareceu os acontecimentos envolvendo uma ocorrência de poluição sonora no bairro da Gabriela, em Feira de Santana, no último domingo (09). Segundo ele, a guarnição da 66ª CIPM foi acionada via SICOM para atender a uma reclamação de som automotivo excessivo no Solar da Princesa. Ao chegar ao local, os policiais constataram a presença de um "paredão" e enfrentaram resistência por parte da população presente, que se opôs à tentativa inicial de desligar o som.
Durante a abordagem ao proprietário do equipamento, foram identificadas irregularidades tanto no veículo quanto na utilização do som. Diante da situação, a equipe policial realizou a remoção do equipamento e encaminhou o proprietário para registro da ocorrência. Em meio à ação, o homem reagiu de forma agressiva e partiu para cima de um dos policiais, agredindo-o. A guarnição precisou intervir para conter o indivíduo, o que gerou ainda mais tensão entre os presentes na festa, resultando em tentativas de agressão contra os policiais.
Segundo o major Denis, a situação exigiu o uso de "força progressiva" para controlar a multidão e garantir a segurança dos agentes. "Infelizmente, em algumas ocorrências desse tipo, principalmente quando há consumo de bebida alcoólica, parte da população reage de forma hostil à presença da polícia. Essa resistência tem sido observada com frequência em ações de combate à poluição sonora", afirmou.
Sobre os disparos realizados por um policial durante a ocorrência, o comandante destacou que a decisão de efetuar tiros para o alto foi uma "medida extrema" tomada diante do risco iminente. "No momento da confusão, a guarnição estava em desvantagem numérica e cercada por um grande grupo. O policial utilizou os recursos que tinha para garantir a integridade da equipe. Não é uma prática recomendável, mas foi uma medida de fortuna que conteve a situação sem maiores danos", explicou o major.
O equipamento sonoro e o veículo foram encaminhados para o pátio e o proprietário foi apresentado na delegacia de polícia civil, onde a ocorrência foi registrada por desacato à autoridade e lesão corporal contra um agente público, que passou por exame de corpo de delito.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Balanço Carnaval termina sem mortes violentas e com 73 foragidos capturados, diz SSP
Acidentes Balanço da Operação Carnaval 2026 aponta aumento da violência nas rodovias de Feira de Santana
Fatalidade Mulher morre atropelada na Br 116 sul
Tentativa de morte Homem de 55 anos é esfaqueado em Maria Quitéria
Apreensão Homem é detido com porções de maconha no centro de Feira de Santana
Vazamento de dados PF cumpre mandados na Bahia por vazamento de dados envolvendo autoridades Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 23° Máx. 29°
Chuva