No último sábado (15), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi palco de um encontro com troca de ideias e sugestões para viabilizar novos espaços de expressão e criatividade na cidade, discutindo o futuro da arte na cidade.
O encontro faz parte de um objetivo comum em fortalecer a cena cultural da cidade, ouvindo e atendendo as necessidades dos artistas, além de fomentar um ambiente onde a arte possa prosperar e se conectar com a comunidade de forma mais abrangente.
Participaram representantes da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, como o secretário da pasta, Cristiano Lôbo, a diretora do Departamento de Atividades Culturais, Georgia Pitombo e o Chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura, Josman Lima, e alguns artistas locais, entre eles Gabriel Ferreira, Jean Lima, Simone Rasslan, Mateus Guimarães e Leiliane Oliveira.
“Este é apenas o começo de um movimento contínuo de diálogo e ação para transformar ideias em realidade e garantir que a arte continue sendo uma força vital na cidade. Queremos, mais do que nunca, ser parceiros dos artistas, abrindo portas e oferecendo espaços para que possam expressar seu talento com, cada vez mais, visibilidade e apoio”, destacou o secretário Cristiano Lôbo.
Para o chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura, a reunião foi uma grande oportunidade de alinhar ideias e procedimentos para a execução das ações que serão realizadas ao longo do ano, entre elas o Dia Mundial da Criatividade, entre os dias 21 e 23 de abril.
“Faremos uma ação no MAC, onde um dos espaços será usado como anfitrião do evento. Estamos esperançosos para que haja o maior número possível de inscrições nas diversas expressões artísticas e a nossa cidade possa ser mais vista pelo mundo todo como uma cidade que faz arte e cultura. Feira de Santana é um celeiro de artistas incríveis e essa intervenção será um espaço para expressar, conectar e inspirar, por isso, esperamos que quem é artista visual, performer, músico, poeta ou criador em qualquer linguagem artística, se inscreva. Essa é uma oportunidade única para mostrar seu talento e fortalecer a potência criativa da nossa cidade”, destaca Josman Lima.
Entre os apoiadores da iniciativa está o artista plástico e criador Jean Lima, que destaca a relevância de encontros como esse para o fomento à criatividade e à inovação.
“A liberdade de criatividade fervilha nas mentes criativas e, a depender da dimensão das coisas, é necessário tempo de maturação e projeção, tanto em relação aos termos físicos e materiais, como no conteúdo histórico. Realizar discussões com brevidade é bom para nos dar tempo de amadurecimento das ideias e consolidação do que se idealiza”, diz.
Além do Dia Mundial da Criatividade, em abril, o MAC possui uma extensa programação para 2025. Atualmente, mantém a exposição “MAC Acervo em Foco”, sob a curadoria de Gaspar Medrado, com um acervo composto por mais de 60 obras.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado