Sexta, 19 de Setembro de 2025 12:21
75 98251-4963
Geral Sistema prisional

Superlotação e segurança: Desafios no sistema prisional da Bahia

Estado enfrenta desafios, mas mantém um dos sistemas prisionais mais equilibrados do país

17/02/2025 15h10 Atualizada há 7 meses
Por: Carlos Valadares

Página de Notícias

A unidade prisional de Feira de Santana, projetada para abrigar 1.380 detentos, atualmente comporta mais de 2.000, evidenciando um quadro de superlotação. No entanto, segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias, a Bahia não apresenta um cenário crítico em números absolutos. Algumas unidades, como as de Feira de Santana, Juazeiro e Teixeira de Freitas, registram um excedente de presos, mas, de maneira geral, a situação no estado é considerada uma das mais equilibradas do país.

O secretário de Ressocialização Penitenciária, José Castro, afirmou que, em números absolutos, não há superlotação nos presídios baianos. "Temos algumas unidades com um número de internos um pouco maior do que a quantidade de vagas, como é o caso de Feira de Santana, Juazeiro e Teixeira de Freitas, que estão nos extremos do estado. No entanto, a Bahia ainda se destaca como um dos estados com melhor situação no sistema prisional", declarou.

Em dezembro, 16 detentos fugiram da unidade prisional de Eunápolis e, até o momento, não foram recapturados. Como consequência, os diretores da unidade foram afastados, e o caso segue sob investigação. O secretário enfatizou a segurança do sistema penitenciário baiano e destacou que não há fugas sem a participação de colaboradores internos. "Eu costumo dizer que os presídios da Bahia são muito seguros. Não há fuga sem ajuda interna. A Polícia Civil, a Polícia Militar, o Ministério Público e a Corregedoria Geral de Justiça realizaram um excelente trabalho de investigação, que levou ao afastamento da diretora da unidade. Ela está respondendo a uma sindicância, assim como a empresa Reviver, responsável pela cogestão do presídio, que também está sendo investigada", informou.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara SIlva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.