Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
75 98251-4963
Geral Coordenadora do SAMU

Nova coordenadora do SAMU, a enfermeira Rita Lima assume a função com o desafio de fortalecer a estrutura do serviço

Nestes primeiros dias na função vai fazer o reconhecimento estratégico do serviço, para depois partir para o tático e operacional

04/02/2025 09h13
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com pouco mais de duas décadas de dedicação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a enfermeira intervencionista Rita de Oliveira Lima, 52 anos, assume um novo desafio: a coordenação do órgão. Acostumada a atuar diretamente no socorro a pacientes em situações de urgência e emergência, agora ela estará à frente da gestão, liderando equipes e aprimorando o atendimento à população.

Rita iniciou sua trajetória no SAMU em setembro de 2004, quando o serviço foi implantado em Feira de Santana. De lá pra cá, acumulou vasta experiência no atendimento pré-hospitalar e na tomada de decisões em momentos críticos. Seu conhecimento técnico e a vivência no campo a tornam uma escolha estratégica para a nova função.

"Meu compromisso sempre foi salvar vidas e oferecer um atendimento humanizado. Agora, na coordenação, quero garantir que nossas equipes tenham todo o suporte necessário e relação humanizada para continuar esse trabalho essencial. Temos profissionais capacitados e que tratam com muito respeito a comunidade. Então, a equipe estando satisfeita, estando feliz, isso reflete na assistência lá fora”.

A nova coordenadora assume o posto com o desafio de fortalecer a estrutura do serviço e garantir respostas rápidas e eficientes às emergências médicas. “Sou grata pelo convite feito a mim pelo secretário Rodrigo Matos, e o prefeito José Ronaldo. Tomei como surpresa e assumo essa nova função com muito orgulho e responsabilidade”. 

Com uma trajetória marcada pela dedicação e profissionalismo, Rita de Oliveira promete imprimir sua experiência prática na gestão do SAMU, assegurando um atendimento cada vez mais qualificado à população. “A nossa maior missão é salvar vidas e salvar vidas com agilidade, com comprometimento e com resolutividade", acrescenta.

A nova coordenadora afirma, ainda, que nestes primeiros dias na função vai fazer o reconhecimento estratégico do serviço, para depois partir para o tático e operacional.  “O SAMU é o serviço essencial para a comunidade e de extrema importância no atendimento de urgência e emergência. Essa assistência começa desde o contato telefônico, quando o médico regulador identifica qual é a demanda da população. A partir daí ele vai destinar o recurso mais apropriado para aquela ocorrência”, explica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.