Foto: Carlos Valadares
A Jornada Pedagógica de 2025 marca o início do ano letivo na rede municipal de Feira de Santana. Após um período sem encontros presenciais, o evento retorna com grandes expectativas e um cronograma estruturado para debater diretrizes educacionais. O objetivo é alinhar estratégias para aprimorar o ensino e discutir temas como infraestrutura, contratação de docentes e fornecimento de materiais. A meta é transformar o planejamento em melhorias concretas na educação municipal. Confira as entrevistas com os principais envolvidos:
Foto: Carlos Valadares
O secretário Pablo Roberto, da Educação falou sobre a expectativa para a Jornada. " A expectativa é grande. Depois de anos sem encontros presenciais, trouxemos especialistas para debater temas essenciais. Esperamos que as discussões contribuam para um ano letivo bem estruturado. A jornada começa hoje aqui e continua nos dias 4 e 5 nas escolas. Diretores, professores e a comunidade irão discutir as diretrizes do ano letivo", salientou.
Em relação a preparação para as escolas receberem oa alunos, o secretario pontuou que as escolas estão prontas para receber os alunos. "Estamos trabalhando intensamente. Precisamos de cerca de 250 professores, e o prefeito autorizou a contratação assim que o concurso for finalizado. Também estamos adquirindo móveis e equipamentos. Em relação aos materiais escolares, devo destacar que a licitação será publicada no dia 4. Materiais didáticos, fardamento e mochilas serão distribuídos aos alunos, com os processos de aquisição já em andamento", informou.
Foto: Carlos Valadares
Marlede Oliveira, representante da APLB falou sobre a expectativa da APLB para a rede pública municipal este ano. "Estamos acompanhando a Jornada Pedagógica e convocando nossa categoria para a Jornada da APLB nos dias 13 e 14 de fevereiro. Discutiremos a carreira dos professores e direitos da categoria", sinalizou.
Dentre as reivindicações da categoria, Marlede destacou que entregou a pauta ao secretário Pablo Roberto e aguardaresposta. "Reivindicamos a reposição salarial de 6,27% conforme o piso nacional, além de enquadramento e mudanças de referência. Buscamos diálogo para resolver essas questões", sinalizou.
Foto: Carlos Valadares
Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, esteve presente na jornada e falou que o ano letivo começa com desafios, como a necessidade de 15 mil carteiras escolares e aquisição de materiais. "As licitações estão em andamento e esperamos solucionar as pendências nos próximos meses", destacou.
Em relação as novas contratações, o prefeito informou que o processo segue as normas legais. "Após a conclusão, nomearemos os aprovados e, se necessário, realizaremos novas seleções para garantir professores em todas as salas de aula", finalizou.
Com informações: Carlos Valaadres
Por: Mayara Nailanne
Mín. 19° Máx. 25°
Mín. 20° Máx. 30°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas