Sábado, 25 de Janeiro de 2025
75 98251-4963
Geral Mutirão de Exames

Mutirão de Exames: Agendamento de solicitações de junho e julho começa nesta quarta

Esse formato regional e por datas visa distribuir a demanda de forma mais eficiente, garantindo maior conforto e redução das filas.

08/01/2025 10h09
Por: Carlos Valadares

Foto: Carlos Valadares

A partir desta quarta-feira (8) até o dia 13 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará o agendamento para pacientes com solicitações de exames dos meses de junho e julho de 2024. O mutirão, que visa reduzir as filas de exames, terá início nas Policlínica da cidade, a partir das 8h.

O mutirão terá um formato escalonado para evitar aglomerações. De 8 a 13 de janeiro, serão atendidas as solicitações de exames de junho e julho de 2024. Já de 14 a 17 de janeiro, será a vez de agosto e setembro, e, entre 20 e 23 de janeiro, as solicitações de outubro e novembro de 2024. Esse formato regional e por datas visa distribuir a demanda de forma mais eficiente, garantindo maior conforto e redução das filas.

Foto: Carlos Valadares

O secretario de saúde, Rodrigo Mattos falou que este é um momento crucial para a população de Feira de Santana que possui exames pendentes desde 2024, de junho a novembro. "Esta é uma grande oportunidade para quem ainda tem exames represados. Reafirmo o compromisso de que esses exames serão agendados dentro de 100 dias, conforme prometido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Nossa missão é entregar o serviço completo à população", destacou.

A respeito das dificuldades enfrentadas por pacientes devido ao atraso nos pagamentos das empresas terceirizadas responsáveis pelos exames, o secretário se mostrou firme quanto ao cumprimento dos contratos. "Respeito, entre outras coisas, não se resume ao salário, mas também ao cumprimento dos contratos. A administração pública vai rigorosamente cumprir o que é legal, exigindo que as empresas terceirizadas honrem suas obrigações", afirmou Matos. Ele reforçou que o diálogo com as empresas é constante, mas sem tolerância para descumprimentos contratuais.

A expectativa é atender um grande número de pacientes durante o mutirão, com a colaboração da imprensa para divulgar a ação. No entanto, o secretário reconheceu que a falta de um banco de dados completo na secretaria dificulta a precisão da demanda reprimida. "Não temos hoje um levantamento preciso da demanda reprimida, mas estamos preparados para atender quem tem exames pendentes de junho a novembro, garantindo o agendamento e a entrega dentro do prazo de 100 dias", explicou.

Escolha das Policlínicas e Contratação de Novos Funcionários

A Policlínica Feira X foi escolhida para iniciar o mutirão de forma aleatória, já que o secretário tem visitado todas as unidades de saúde, buscando melhorar a gestão e a eficiência. Outras policlínicas também estão abertas para atender a população, com a distribuição estratégica de gestores para monitorar o andamento. "A necessidade de contratar novos funcionários será atendida preferencialmente pela rede própria, como as policlínicas e a Fundação Hospitalar. Se necessário, recorreremos às entidades privadas, respeitando a legislação vigente", afirmou.

Embora ainda não tenha ocorrido uma reunião formal com o governo do estado sobre a regulação dos pacientes nas unidades de saúde estaduais, o secretário garantiu que a relação com o Hospital Geral Clériston Andrade e outras instituições será harmônica. "A integração das forças será fundamental para garantir um serviço de saúde eficiente para a população de Feira de Santana e região", concluiu.

O secretário também abordou a expectativa para o agendamento de exames a partir de janeiro de 2025. Ele enfatizou que, além do mutirão, o sistema de saúde municipal buscará um fluxo normal, onde as solicitações feitas a partir de janeiro concorrerão com os exames ainda pendentes. "Essa ação não é pontual. O objetivo é permitir que a população entre no fluxo regular de agendamento a partir de janeiro, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda", explicou.

O secretário também mencionou que a gestão está atenta às necessidades de insumos, como o fornecimento de materiais necessários para o atendimento dos pacientes, e que medidas estão sendo tomadas para garantir que os recursos estejam disponíveis.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.