Domingo, 05 de Janeiro de 2025
75 98251-4963
Cultura Forró de Feira

Thaise Lanuza leva o forró de Feira de Santana para grandes festivais e prepara projeto inédito

6º Festival da Sanfona em Dom Inocêncio, Piau

14/12/2024 12h08
Por: Carlos Valadares
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Vinda de uma família de músicos e em contato direto com a cultura do forró desde criança, a cantora feirense Thaise Lanuza, conhecida como vocalista da banda Xamego da Thay, está consolidando sua trajetória no cenário do forró tradicional. Com uma agenda cheia para os próximos meses, a artista participa, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, do 6º Festival da Sanfona em Dom Inocêncio, Piauí, cidade reconhecida por formar mais de 30 sanfoneiros através do projeto social Acordes do Campestre. Durante o evento, Thaise também gravará um audiovisual que incluirá uma nova música autoral e regravações de clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, marcando o início de seu projeto inédito, previsto para 2025.

“Participei do festival no ano passado e levei o forró de Feira de Santana para o Piauí. Foi uma experiência incrível. Este ano, volto com o mesmo entusiasmo, mas agora com a responsabilidade de gravar um novo projeto que une minhas raízes e minha paixão pelo forró”, comenta Thaise, destacando sua emoção em representar a música nordestina em um evento tão significativo.

Além disso, Thaise já tem presença confirmada no Festival de Forró de Riachão do Jacuípe, programado para janeiro de 2025. Para a cantora, esses eventos vão além das apresentações: são oportunidades de valorizar o forró tradicional e promover a cultura nordestina. “Feira de Santana não tem uma tradição consolidada de forró tradicional com cantoras mulheres. Me sinto única por vestir essa camisa e, mesmo com desafios, sigo determinada a representar o sertão e nossas raízes”, afirma.

Com uma trajetória marcada pela paixão pela música desde a infância, Thaise Lanuza iniciou sua carreira há quatro anos, durante a pandemia, quando decidiu abraçar seu desejo de viver da arte. Paralelamente à música, trabalha como fisioterapeuta para equilibrar os custos e investir na gravação de músicas autorais. Ela reconhece as dificuldades de se destacar em um cenário que, muitas vezes, privilegia artistas já consolidados. “A Lei Luiz Gonzaga está aí, mas ainda não vemos a valorização das mulheres na música, especialmente no forró. A luta é constante”, reflete.

Determinada a conquistar mais espaço, Thaise segue firme no propósito de levar a cultura do forró adiante, inspirada por suas raízes e pelo sertão que a formou. Moradora de Feira de Santana há 25 anos, ela tem como missão enaltecer a música nordestina e deixar seu legado na história do forró.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.