Foto: Valto Novaes
Na tarde da última terça-feira (22), em entrevista ao Página de Notícias, o secretário de Programas e Projetos Especiais, Edvaldo Machado, detalhou o estágio atual das obras de requalificação da Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana. Segundo o secretário, o processo de desapropriação já está em andamento, com a liberação de áreas essenciais para o início das intervenções, e cerca de 2 mil metros quadrados já foram desocupados para a ampliação das vias.
"A requalificação da Artêmia Pires está em andamento, embora às vezes possa parecer que a obra está parada. Já iniciamos o processo de desapropriação de áreas essenciais e estamos trabalhando na relocação de postes e fiação elétrica, em parceria com a Coelba", explicou Machado. Ele ressaltou que o serviço de relocação já foi pago pela prefeitura e que o maquinário será inserido na obra após a finalização dessa etapa.
Além da ampliação das vias, o projeto também envolve a melhoria de vias adjacentes, como a Travessa da Chácara e a Rua Itaquara, com o objetivo de aliviar o tráfego na região. "Estamos realizando intervenções no cruzamento próximo ao Atacadão São Roque para desafogar o trânsito, permitindo direitas livres para quem deseja acessar outras avenidas sem precisar enfrentar semáforos de três tempos", destacou o secretário.

Machado também mencionou que as obras incluem a construção de passeios adequados para pedestres e a requalificação completa da infraestrutura de iluminação pública, além de melhorias nas vias que alimentam a Avenida Noide Cerqueira e a Rua Senador Quintino.
Compensações e diálogo com a comunidade
Quanto à questão das desapropriações, o secretário afirmou que o processo está sendo conduzido com tranquilidade e diálogo com as famílias e estabelecimentos impactados. "Houve avanços importantes, e estamos trabalhando para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade e da legalidade, com base na utilidade pública."
Embora ainda não tenha um prazo exato para a conclusão da obra, Machado garantiu que os trabalhos estão sendo realizados em etapas e que há um esforço para que o processo seja o mais célere possível. "Sabemos que a região Leste, um dos maiores vetores de crescimento da cidade, merece receber essa avenida tão sonhada e esperada."
Impactos no trânsito e planejamento
Sobre os impactos no trânsito, o secretário destacou que a prefeitura está atuando em conjunto com outras secretarias para minimizar os transtornos para os moradores. "Toda obra impacta o trânsito de certa forma, mas estamos trabalhando de maneira sincronizada para garantir que as intervenções sejam feitas com o menor impacto possível."
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
‘sol a pino' Fenômeno do ‘sol a pino’ elimina sombras durante dois dias no Brasil; entenda
Operação Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo durante festas de fim de ano
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Educação ambiental SEMMAM une educação ambiental e gestão integrada para ampliar ações no município
Fiscalização Vigilância Sanitária interdita estabelecimento do ramo alimentício por irregularidades sanitárias
Déficit primário Governo Central registra déficit primário de mais R$20 bilhões em novembro Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado