De acordo com a Polícia Civil, os números de denúncias de importunação sexual este ano, em Feira de Santana, já é praticamente, o mesmo de todo o ano passado. A polícia acredita que a quantidade seja ainda maior, porque muitos casos não são registrados.
Em 2023 foram registradas na cidade, 48 denúncias de importunação sexual e este ano, até julho, já foram 43 casos. "Os casos são os mais inusitados possíveis. Desde uma mulher que está transitando em uma motocicleta e o indivíduo passa ao lado e bate nas nádegas dela, se masturba ao ver uma mulher.
A cada três ocorrências que são registradas, o triplo delas fica subnotificado. Os meses de verão é onde mais acontecem os crimes contra dignidade sexual, então, com certeza, esses números tendem a dobrar", explica Maria Clécia Vasconcelos, delegada titular da Delegacia da Mulher. Já no Estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a julho deste ano, foram registradas mais de 100 denúncias de importunação sexual.
O número é quase 4% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Repercussão Na última quarta-feira (14), um caso de uma estudante universitária que foi desrespeitada enquanto estava em uma escada rolante da estação de metrô Bonocô, em Salvador, teve grande repercussão. O agressor, um estudante de direito, Raul Leal, foi preso em flagrante acusado do crime de importunação sexual, após passar a mão nas partes íntimas da vítima, mas foi liberado após passar por audiência de custódia. O momento foi registrado por uma pessoa que estava atrás do acusado.
Importunação sexual é crime e consta no código penal desde 2018 com pena de 1 a 5 anos de reclusão. Comportamentos com a finalidade de satisfazer desejo sexual como passar a mão, beijar a força ou se masturbar em público podem ser caracterizados como importunação sexual previstos no código penal.
Homicídio Ajudante de pedreiro é assassinado após cumprir 22 anos de prisão por latrocínio e homicídio em Feira de Santana
Reforça policiamento 25º BPM reforça policiamento em Feira de Santana e registra redução de 60% nos homicídios na Conceição
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas