Sexta, 12 de Julho de 2024
75 98251-4963
Geral Vacinação

Prefeitura intensifica vacinação contra a gripe durante o inverno

A vacinação está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

11/07/2024 13h23
Por: Carlos Valadares
Com a chegada do inverno, a incidência de doenças respiratórias aumenta significativamente. O período de baixa temperatura e ar seco favorece a maior circulação dos vírus, incluindo da Influenza. Em resposta a essa ameaça, a Prefeitura de Feira de Santana
Com a chegada do inverno, a incidência de doenças respiratórias aumenta significativamente. O período de baixa temperatura e ar seco favorece a maior circulação dos vírus, incluindo da Influenza. Em resposta a essa ameaça, a Prefeitura de Feira de Santana

Com a chegada do inverno, a incidência de doenças respiratórias aumenta significativamente. O período de baixa temperatura e ar seco favorece a maior circulação dos vírus, incluindo da Influenza. Em resposta a essa ameaça, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe. Até o momento, 82.916 pessoas já foram imunizadas.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristiane Campos, a iniciativa visa estimular a população a se imunizar, ampliando a cobertura vacinal e a proteção contra diversas doenças e suas complicações. “A importância da vacinação vai além da proteção individual, pois contribui para a imunidade coletiva, reduzindo a disseminação do vírus", ressaltou.

A vacinação está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão SUS e a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para garantir a segurança e o acompanhamento adequado durante o processo de imunização.

Os pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para atender àqueles que não podem comparecer durante o horário comercial, algumas USFs, que participam do programa "Saúde na Hora", oferecem um horário ampliado, das 8h às 20h30, permitindo que a população se vacine no período noturno.

Entre as unidades com horário estendido estão: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

A SMS reforça a importância da vacinação como principal medida preventiva contra a gripe, destacando que a imunização é fundamental para reduzir o número de internações e complicações decorrentes da doença, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.