Domingo, 23 de Junho de 2024
75 98251-4963
Geral Sases tóxicos

Alerta sobre poluição por gases tóxicos marca abertura da Semana do Meio Ambiente

Evento reuniu empresários do setor e autoridades locais

03/06/2024 16h24
Por: Carlos Valadares
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Uma palestra realizada na última quarta-feira (29) pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) marcou o início da Semana do Meio Ambiente em Feira de Santana. O evento, com foco na conscientização sobre os riscos da poluição ambiental causada por gases tóxicos emitidos por empresas dedetização, reuniu empresários do setor e autoridades locais.

Janaina Oliveira, diretora interina do setor de educação ambiental da SEMMAM, enfatizou a importância da conscientização sobre o tema, tanto do ponto de vista ambiental quanto da saúde pública. "Esta palestra visa abordar as técnicas adequadas de manejo de produtos químicos utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, conforme as normas do Ministério da Saúde", explicou.

"A iniciativa surge em resposta às diversas denúncias recebidas pela SEMMAM e pela Vigilância Sanitária do município sobre o uso inadequado desses produtos por empresas dedetização", complementou Oliveira. Segundo ela, as consequências do uso indevido desses produtos podem ir além da degradação ambiental, incluindo multas para as empresas infratoras.

Cintia Sacramento, Coordenadora do Centro de Endemias, também participou do evento, destacando a importância da regularização dos carros fumacê utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti. "O carro fumacê é um equipamento do governo do estado repassado ao município e é o único autorizado para essa função", afirmou.

"É fundamental combater a atuação irregular de empresas privadas dedetização, por isso da minha presença aqui. Acredito que a gestão dos carros fumacê deveria ser exclusiva do município ou mais controlada por ele", defendeu Sacramento. Ela ressaltou que a técnica de aplicação de inseticidas por carro fumacê é autorizada pelo Ministério da Saúde ao Estado, que por sua vez repassa essa autorização aos municípios, sem, no entanto, garantir a devida fiscalização.

Elizabeth Monteiro Piropo, fiscal de serviços públicos da SEMMAN, alertou sobre o aumento das denúncias relacionadas à poluição do ar causada por empresas dedetização. "Estamos recebendo muitas denúncias sobre a poluição do ar. A quantidade de produtos químicos lançados no ambiente é alarmante, contaminando não apenas o ar, mas também o solo e a água, causando danos à fauna e flora", alertou.

A Semana do Meio Ambiente em Feira de Santana contará com diversos eventos, incluindo a revitalização da Lagoa Antônio Dias, no bairro Limoeiro, na próxima segunda-feira (3). A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) e a empresa Yokohama, visa recuperar a área e promover a preservação ambiental.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.