Quarta, 17 de Setembro de 2025 22:39
75 98251-4963
Polícia Operação Unum Corpus

Procurado pela polícia por diversos homicidios é encontrado no Mato Grosso do Sul

Mais de 800 policiais participam das ações

21/03/2024 15h44 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Valadares Fonte: Polícia Civil da Bahia

Policiais civis das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) já prenderam 267 pessoas desde as primeiras horas da 12ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada em mais de 400 municípios do interior da Bahia, nesta quinta-feira (21). As prisões são decorrentes de cumprimentos de mandados judiciais e também em situação de flagrante. Também foram apreendidas 42 duas armas de fogo durante as incursões.

Dos presos, 97 têm envolvimento com crimes contra a vida. Entre estes, três lideranças de facções criminosas de outros estados com ramificação na Bahia morreram em confronto com a polícia. Pedro Víctor Fatel Costa Leite, o “Fatel”, entrou em confronto com as equipes da Polícia Civil, foi atingido e não resistiu. Ele era líder de um grupo criminoso vinculado a uma facção do Rio de Janeiro, responsável pelo tráfico de drogas e homicídios na região sudoeste, baixo sul e sul da Bahia.

O delegado Gustavo Coutinho informou um indivíduo que estava muito tempo procurado pela Polícia de Feria de Santana, conhecido por Osura. "Ele que comandava a região do Feira 7, do aviário e era envolvido com facções criminosas, inclusive vários homicídios atribuídos a ele. Ele estava escondido na cidade de nome Inocência, que fica no Mato Grosso do Sul e através do apoio de policiais da cidade, nós conseguimos efetuar a prisão dele", contou.

Ainda segundo o delegado, o mesmo não resistiu à prisão, até porque o mesmo foi surpreendido. "ele estava com uma companheira que também é de Feira de Santana e agora estamos procurando um indivíduo que levou ele para lá, conhecido por Rogério. Muitos homicídas estão indo para esse local para ficar escondido.  É uma cidade que está crescendo bastante, então nós conseguimos rastrear, localizar e efetuar a prisão. Temos cerca de 5 a 6 homicídios já quase comprovados atribuídos a ele. Inclusive também nossos felicidadantes no duplo homicídio, onde foram vítimas Alex Santos e Felipe Santos lá no Liberdade", destacou.

Também foram alcançadas mais duas lideranças representantes de grupos criminosos de outros estados. Um alvo teve o mandado de prisão cumprido no município de Santo Amaro. Outro líder, Danilo Silva dos Santos, com histórico de homicídios, tráfico de drogas e roubo resistiu à prisão, entrou em confronto com as equipes policiais e também foi atingido e não resistiu, em Luís Eduardo Magalhães.

Mais de 300 mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos durante as ações desenvolvidas pelos policiais do Departamento de Polícia do Interior (Depin), com o apoio das 12 equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Até o momento 42 prisões foram efetivadas pela equipe da Polícia Civil de Feira de Santana, conforme balanço a seguir:

-Prisões em Flagrante: 04

-Cumprimento de Mandados de Prisão Preventiva: 38

-Apreensão de menores: 05

-Cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão: 04

-Mortes em decorrência de intervenção policial: 02

-Apreensão de armas: 02

-Apreensão de drogas: 01 porção de maconha fracionada e meio quilo de Haxixe

-Recuperação e entrega para as vítimas de 10 celulares roubados

-Apreensão de três mil dólares na casa de traficante 

-Apreensão de balança de precisão 

-Recuperação de jóias furtadas avaliadas em R$ 90.000,00

-02 motocicletas recuperadas com restrição de furto e roubo

-02 veículos recuperados com restrição de apropriação indébita

-Destruição no Exército de 28 artefatos bélicos entre armas e munições

-Movimentação de aproximadamente 150 inquéritos na Operação

As ações seguem ao longo do dia em todo interior baiano.

A Unum Corpus nas suas 11 fases já prendeu 1.754 pessoas e apreendeu 311 armas de fogo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.