O Carnaval de Salvador 2024 vai contar com inúmeras atrações, incluindo a presença de cantores e bandas feirenses, nos diversos circuitos e palcos da folia. Já na abertura da festa, nesta quinta-feira (8), o feirense Russo Passapusso vai conduzir a festa no trio da BaianaSystem, na praça Castro Alves.
O Carnaval de Salvador 2024 tem como tema “Salvador Capital Afro”, para homenagear a cultura afro-brasileira na capital. Confira a programação completa dos feirenses que vão agitar os foliões durante este Carnaval:
BaianaSystem
Quinta-feira 08/02: Praça Castro Alves
O BaianaSystem, que tem no vocal o cantor feirense Russo Passapusso, arrasta uma multidão de pessoas pelos circuitos carnavalescos em Salvador e também fora da capital baiana. Formado em 2009, o grupo tem revolucionado o Carnaval e mostrado que é possível inovar dentro dos ritmos tradicionais. O projeto é uma potência no cenário musical brasileiro mistura a guitarra baiana em diferentes ritmos e revela novas possibilidades musicais.
Carlos Pitta
Quinta-feira (08/02): Largo Tereza Batista (pelourinho)
Sexta-feira (09/02): Largo Tereza Batista (pelourinho)
Sábado (10/02): Largo Tereza Batista (pelourinho)
Domingo (11/02): Boca do Rio (palco)
Segunda (12/02): Liberdade (palco)
Terça (13/02): Itapoã (palco)
Cantor e compositor com mais de 40 anos de carreira, o feirense Carlos Pitta é conhecido por levar a música popular brasileira para o mundo, em especial o forró e já teve músicas gravadas por nomes como Elba ramalho, Trio nordestino, Alcione e Margareth Menezes. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 15 discos e é dono de sucessos como “Cometa Mambembe” e “Todos os Caminhos Levam à Feira de Santana”. Além disso, o artista produziu trilhas sonoras para filmes e é conhecido por seu estilo musical único autodenominado “forrock”.
No carnaval de Salvador 2024, Pitta se apresenta com uma banda formada por grandes músicos e mantém a guitarra baiana em destaque e os frevos elétricos da Bahia que marcam a história do carnaval. A ideia é que a Praça do Frevo Elétrico, no Pelourinho, seja um trio elétrico fixo.
Rachel Reis
Sexta-feira (09/02): Praça Quincas Berro D’Água
Sábado (10/02): Palco Rio Vermelho
Domingo (11/02): Palco Donas do Som (Castro Alves)
Segunda-feira (12/02): Varanda Folia (Campo Grande)
Segunda-feira (12/02): Camarote Expresso 2222
Terça-feira (13/02): Praça do Arsenal
A cantora e compositora feirense Rachel Reis, traz em sua música uma batida nordestina, futurista e tropicana, num pop desconstruído. Essa é a segunda vez que a cantora se apresenta no Carnaval. Em 2023, foi indicada ao Grammy Latino e concorreu na categoria Melhor Álbum de Rock e Música Alternativa em Português, com seu disco de estreia “Meu Esquema”. Rachel nasceu numa família muiscal: a mãe cantava serestas e a irmã forró e piseiro. Seus primeiros passos na música começaram em 2016, cantando covers de Peninha, Caetano e Adriana Calcanhoto, além disso, ela também se apresentava em barzinhos de Feira de Santana.
Thiago Aquino
Sexta-feira (09/02): circuito Barra/Ondina
Sábado (10/02): circuito Barra/Ondina
Domingo (11/02): circuito Campo Grande
Segunda-feira (12/02): circuito Campo Grande
Terça-feira (13/02): circuito Barra/Ondina e camarote ClubO cantor feirense Thiago Aquino, dono do “repertório mais gostoso do Brasil”, puxará trios todos os dias no Carnaval de Salvador, com exceção da abertura (08). Este será o 2º ano do artista na folia da capital baiana. Natural de Feira de Santana, o cantor tem 14 anos de carreira e é considerado um dos artistas mais promissores da música baiana. Seu ritmo principal de trabalho é o arrocha, gênero criado na Bahia. Em 2020, Aquino lançou o álbum “Só Pedrada”, que entrou para a lista dos 10 maiores discos ouvidos do país. Esse mesmo álbum alcançou a segunda posição entre as faixas mais executadas do ritmo.
Gabi Moraes
Sexta-feira (09/02): Pelourinho (Praça Tereza Batista)
Sábado (10/02): Beco das cores/Barra
Terça-feira (13/02): (Palco do Colorindo Salvador)
A cantora e compositora Gabriela Moraes está confirmada em três dias da maior festa de rua do mundo. A feirense, que foi vencedora do troféu Oscar Folia como a melhor cantora da micareta de 2023, tem 21 anos de carreira. Cantora de arrochanejo, um ritmo que, como o próprio nome sugere, mistura arrocha e sertanejo, e já se apresentou nos carnavais de Salvador em 2013 e 2016, quando cantou no mirante do Camarote Axé Bahia no Circuito Barra, e no ano passado esteve pela primeira vez na grade oficial da maior festa de rua do mundo.
Roça Sound
Sábado (10/02): Palco Multicultural, 20h
O grupo feirense Roça Sound, criado em 2007 pelo DJ e MC NickAmaro e pelo MC Paulo Bala, mistura o som das culturas nordestinas e afro-americanas através de elementos do rap e reggae e outras influências de origem negra e periférica. Em 2017 o jornal El País destacou o talento do grupo feirense e afirmou que o grupo “é um tesouro do interior da Bahia” e que “podem tocar em qualquer festival do mundo”.
Luiz Caldas
Domingo (11/02): Circuito Dodô (trio pipoca), a partir das 18h
Segunda (12/02): Circuito Dodô (trio pipoca), a partir das 18h
Considerado o pai do Axé Music, o cantor e instrumentista Luiz Caldas, natural de Feira de Santana, representa a união de gerações que, juntas, vão soltar a voz para cantar hits atemporais no carnaval 2024, quando o artista comemora 54 anos de música, com quase 200 álbuns lançados desde que começou a cantar em bailes com 7 anos.
Com a marca excepcional de aliar alta produção e alta qualidade musical, Luiz Caldas teve dois dos seus discos indicados ao Grammy Latino nos últimos anos, e se prepara para em fevereiro manter a tradição de lançar um álbum de Axé, que embalam as expectativas de mais um Carnaval.
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais
“Pôr do Jau” “Pôr do Jau” reúne Edson Gomes e Jau em tarde histórica neste sábado em Feira de Santana
“Os Saltimbancos” Clássico “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado na praça da Kalilândia
“Declama, Preta” Espetáculo “Declama, Preta” celebra a força das mulheres negras no palco do Amélio Amorim
Seresta do Rasta Audiovisual do Seresta do Rasta e Amigos chega as plataformas digitais Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Tempo nublado