Amanhece o dia em Salvador. A cidade, colorida por natureza e vocação, se veste inteira de branco. Uma onda de devoção e fé que ruma numa única direção: a Colina Sagrada. É uma quinta-feira especial, a Lavagem do Bonfim. Uma multidão pronta pra pedir e agradecer. Além de fé, é preciso disposição pra subir a colina. A Lavagem do Bonfim, Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2013, quando foi reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é o ponto alto do calendário de festas populares de Salvador, que culminam no Carnaval.
A alma da Bahia pode ser vista neste dia. Sagrada e profana, devota e festeira, misturando crenças, agarrada na certeza de que, no alto da basílica, nosso pai Oxalá é o rei, e vem nos valer. E só quem conhece a alma baiana é capaz de captar o misto de sentimentos. Impossível não recorrer ao nosso baú de memórias e encontrar o professor Roberto Albergaria, que melhor do que ninguém traduziu o significado dessa celebração.
“O Senhor do Bonfim não é mais do que o senhor da Boa Morte. É o Nosso Senhor Jesus Cristo no momento em que morre. É a promessa da salvação, de você ter um bom fim, ou seja, ter um bom começo na sobrevida eterna”, disse na Metropole em 2015. Mas o que te leva ao Bonfim pra ver a lavagem das escadarias? A promessa de uma boa morte ou de uma boa vida?
O próprio Albergaria já nos esclarecia que o significado desta festa foi mudando. “As pessoas não acreditam muito em ‘além vida’, elas se preocupam mais com este mundo. Então o Senhor do Bonfim se transformou numa espécie de santo milagreiro, padroeiro, curandeiro”.
Quem nunca foi ao Bonfim levar a chave do carro novo? Quem nunca foi agradecer pelo emprego, pela saúde, por uma graça? Ir ao Bonfim é critério de baianidade. Amarrar uma fitinha no braço ou no gradil da igreja, cada fita uma prece, ao som do hino que mais representa nosso sentimento coletivo de pertencimento a este lugar único, a Bahia.
Hoje é dia de subir a colina. E de lá, daquela altura sagrada, mansão da misericórdia, pedir a graça divina da justiça e da concórdia. Êpa, Baba!
Carnaval 2026 Carnaval 2026: veja artistas que já confirmaram trios pipoca na folia baiana
Exposição Exposição “Planeta Algas” chega à UEFS e transforma Feira de Santana em porta de entrada para o mundo das algas
Escola de Dança Escola de Dança da Funceb abre convocatória para ingresso de novos estudantes no Curso Preparatório de Dança em 2026
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado