Foto ascom
Página de Notícias
Ampliar o ambulatório e fortalecer o atendimento a bebês prematuros. Os projetos estão na pauta do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), para 2024. Dirigentes da maternidade e do órgão mantenedor, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, estiveram na Tribuna Livre da Câmara, esta quinta (16), para anunciar essas metas e sensibilizar os vereadores em relação à indicação de verbas através de emendas à Lei Orçamentária Anual, às vésperas de ser votada no Legislativo. A presidente da Fundação, Gilbert Lucas, falou da importância de fortalecer as ações de pré-natal e assistência aos bebês que nascem prematuros, com o risco permanente de desenvolver uma série de complicações de saúde.
O acompanhamento destas crianças, segundo ela, não acaba com a alta hospitalar, mas se estende ao longo dos seus primeiros anos de vida, tarefa cumprida por equipes multidisciplinares atuantes no ambulatório. Capacitados em diversas áreas, esses profissionais também são responsáveis por dar suporte à família, enquanto o bebê permanece internado. A dirigente informou que o Hospital da Mulher disponibiliza, atualmente, 16 leitos para as mães de bebês acolhidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mesma quantidade de leitos é oferecida no berçário para a prática do “método canguru” - que consiste em colocar o bebê em contato com o corpo dos pais até o recém-nascido completar 1kg e 850 gramas.
O diretor do Hospital da Mulher, Francisco Mota disse que planeja realocar o ambulatório para fora das instalações principais, possibilitando um aumento no número de salas e leitos disponíveis. Com o projeto já elaborado e equipe especializada à disposição, o médico ginecologista chamou atenção dos parlamentares para a necessidade de recursos financeiros para concretizar o plano. Em meio à campanha do “Novembro Roxo”, mês de conscientização sobre a prematuridade, a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital da Mulher, a fisioterapeuta Sabrine Cortina, destacou a importância de ampliar este atendimento.
Ela explanou sobre as diversas estratégias adotadas pela instituição no sentido de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos bebês prematuros e permitir a assistência dos pais: "é preciso ter uma estrutura adequada para o cuidado humanizado”. Atentos aos discursos, os vereadores presentes parabenizaram a equipe do Hospital da Mulher pelo atendimento prestado no município. Presidente da Casa Legislativa, a vereadora Eremita Mota (PSDB) destacou a importância de divulgar as ações desenvolvidas na instituição e disse que a Câmara está à disposição para ouvir suas demandas e sugestões.
Fonte: Ascom
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas