Novembro está chegando e com ele a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, edição 2023-2024. O evento terá início dia 16 e segue até dia 19, com uma programação diversificada no “Balaio de Feira”, tema desta edição que comemora os 190 anos de Feira de Santana.
A Mostra integra o programa Forma e Transforma e é realizada no município pela ONG Favela é Isso Aí e pela Habitus Consultoria e Pesquisa, com o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.
Toda a programação será realizada no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira. E esta edição chega com um novo formato de cursos e formações, além da parceria com o Festival de Cinema Festcine, que está lançando edital para inscrição de documentários, que serão selecionados, exibidos dentro da programação da Mostra e premiados através de comissão de jurados.
Já no primeiro dia do evento, haverá roda de conversa com os educadores locais Lélia Oliveira e Anaci Paim, secretária de Educação; oficina de maquiagem e caracterização para audiovisual, com Wanessa Brazil; lançamento da Mostra com apresentação da Edição Especial 2023 /2024; abertura da exposição “Poéticas emergentes”; e sessão competitiva Festcine.
Dia 17 haverá oficina de construção de mapas afetivos, com Clarice Libânio e Luzinete Assis; oficina Empreenda no Cinema: Como Montar e Gerenciar sua Produtora Audiovisual, com Bruno Benetti; Oficina cultura, patrimônio cultural e narrativas negras, com Luzinete Assis; talk “Gerações Pretas”, com Ivannide Santa Bárbara, Moab Barros e Luciellen Assis; sessão competitiva Festcine; e show Bambas do Nordeste.
A programação do dia 18 começa com percursos mediados com alunos, com Luzinete Assis; segue com a Feira Moviafro de empreendedorxs negrxs; oficina Semiótica e Leitura de Imagens: Desvendando a Narrativa Visual no Cinema, com Marcelo Leme; TBT Mostra da diversidade cultural: Exibição de Curtas das edições anteriores; sessão competitiva Festcine; e encerra com show da cantora feirense Maryzéllia.
No último dia da Mostra, domingo (19); tem encontro com mestres populares e tradicionais de Feira de Santana, reunindo Bel Pires, Domingos Santeiro, Marco Caribé de Oxanguiã, Baio do Acorden e Carlos Mattheus; Feira Moviafro de empreendedorxs negrxs; sessão competitiva Festcine; premiação Festcine e sessão de filmes Premiados; e encerramento às 17h com Show Samba Duro da Baraúnas.
Ações
Projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural desenvolve uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão da identidade local e eventos. A partir do Diagnóstico Cultural realizado em 2016, o programa vem realizando formação de artistas e grupos, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e o fortalecimento do próprio setor artístico e cultural. Já foram contemplados cerca de 150 grupos culturais e iniciativas locais no município, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.
Sobre Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Carnaval 2026 Carnaval 2026: veja artistas que já confirmaram trios pipoca na folia baiana
Exposição Exposição “Planeta Algas” chega à UEFS e transforma Feira de Santana em porta de entrada para o mundo das algas
Escola de Dança Escola de Dança da Funceb abre convocatória para ingresso de novos estudantes no Curso Preparatório de Dança em 2026
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado