Novembro está chegando e com ele a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, edição 2023-2024. O evento terá início dia 16 e segue até dia 19, com uma programação diversificada no “Balaio de Feira”, tema desta edição que comemora os 190 anos de Feira de Santana.
A Mostra integra o programa Forma e Transforma e é realizada no município pela ONG Favela é Isso Aí e pela Habitus Consultoria e Pesquisa, com o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.
Toda a programação será realizada no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira. E esta edição chega com um novo formato de cursos e formações, além da parceria com o Festival de Cinema Festcine, que está lançando edital para inscrição de documentários, que serão selecionados, exibidos dentro da programação da Mostra e premiados através de comissão de jurados.
Já no primeiro dia do evento, haverá roda de conversa com os educadores locais Lélia Oliveira e Anaci Paim, secretária de Educação; oficina de maquiagem e caracterização para audiovisual, com Wanessa Brazil; lançamento da Mostra com apresentação da Edição Especial 2023 /2024; abertura da exposição “Poéticas emergentes”; e sessão competitiva Festcine.
Dia 17 haverá oficina de construção de mapas afetivos, com Clarice Libânio e Luzinete Assis; oficina Empreenda no Cinema: Como Montar e Gerenciar sua Produtora Audiovisual, com Bruno Benetti; Oficina cultura, patrimônio cultural e narrativas negras, com Luzinete Assis; talk “Gerações Pretas”, com Ivannide Santa Bárbara, Moab Barros e Luciellen Assis; sessão competitiva Festcine; e show Bambas do Nordeste.
A programação do dia 18 começa com percursos mediados com alunos, com Luzinete Assis; segue com a Feira Moviafro de empreendedorxs negrxs; oficina Semiótica e Leitura de Imagens: Desvendando a Narrativa Visual no Cinema, com Marcelo Leme; TBT Mostra da diversidade cultural: Exibição de Curtas das edições anteriores; sessão competitiva Festcine; e encerra com show da cantora feirense Maryzéllia.
No último dia da Mostra, domingo (19); tem encontro com mestres populares e tradicionais de Feira de Santana, reunindo Bel Pires, Domingos Santeiro, Marco Caribé de Oxanguiã, Baio do Acorden e Carlos Mattheus; Feira Moviafro de empreendedorxs negrxs; sessão competitiva Festcine; premiação Festcine e sessão de filmes Premiados; e encerramento às 17h com Show Samba Duro da Baraúnas.
Ações
Projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural desenvolve uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão da identidade local e eventos. A partir do Diagnóstico Cultural realizado em 2016, o programa vem realizando formação de artistas e grupos, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e o fortalecimento do próprio setor artístico e cultural. Já foram contemplados cerca de 150 grupos culturais e iniciativas locais no município, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.
Sobre Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado