
Na manhã desta sexta-feira (27), a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), realizou dezenas de atividades relacionadas a saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa. Dentre os seviços oferecidos tiveram pressão, glicemia e os pacientes que apresentaram alguma intercorrencia foram emcaminhados para a Policlinica do bairro Rua Nova para atentimento.
Foto: Carlos Valadares
De acordo com Danilo Queiroz, assessor do gabinete, da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a decisão de realizar a programação em um lugar central foi pensando em fazer com que as mulheres que não tem condições de procurar um serviço de atendimento durante a semana pudessem fazer isso próximo ao seu local de trabalho. "A nossa intenção é pegar essas mulheres que trabalham aqui no comércio para que elas possam fazer as marcações dos seus exames, tivemos uma procura consideravél por conta das mulheres que trabalham aqui no serviço, as mulheres dos funcionários daqui também, a gente já teve uma boa quantidade de marcação de exames
Ainda segundo Danilo Queiroz, foi oferecido o serviço de aferição de pressão e glicemia. " tivemos também, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, testagem de HIV, sífilis e hepatite, tivemos também um grupo da Mary Kay orientando essas mulheres como se cuidar, tivemos também um educador físico fazendo algumas orientações simples de alguns cuidados com o corpo, dois médicos clínicos fazendo atendimento, então foi um atendimento que a gente tentou generalizar o máximo para que essas mulheres pudessem ter essa assistência",
Foto: Carlos Valadares
Maria Caroline, enfermeira do Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC), esse ano nós tivemos uma demanda bastante importante, já tivemos 3.470 atendimentos. " Há agendamentos para atendimento na unidade, pois os agendamentos são feitos no Outubro Rosa, mas continuamos atendendo. Portanto, em novembro, os pacientes com agendamento continuarão a ser atendidos. Nossa expectativa é realizar mais de 100 atendimentos hoje. A cada ano observamos um aumento na procura, o que se deve à conscientização da população, que está crescendo constantemente, como esperávamos", destaca.
"Registramos muitos casos confirmados de câncer de mama e colo de útero. Os dados da campanha ainda não estão disponíveis, pois ainda não foram fechados. No ano passado, tivemos 74 casos ao longo do ano, mas este ano, até o momento, já temos 50 casos na unidade", finaliza Maria Caroline.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas