Começa nesta terça-feira (24), às 14h, a fase de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Câmara de Feira de Santana para investigar possíveis irregularidades no contrato firmado entre o consórcio empresarial responsável pela construção e gestão do equipamento, bem como na relação deste com os comerciantes transferidos do centro da cidade para aquele espaço. Conforme o presidente da denominada CPI do Shopping Popular, vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), inicialmente estão previstos os depoimentos de cinco testemunhas, entre terça e quarta-feiras, no plenário da Casa da Cidadania. Os nomes dos depoentes são mantidos em sigilo, por estratégia da Comissão.
Segundo o presidente, outros agentes públicos e pessoas responsáveis por pagamentos do consórcio deverão ser convocadas pela CPI nesta etapa de audiências - pelo menos mais nove pessoas. Na etapa inicial dos trabalhos, a CPI analisou 54 volumes de documentos. A avaliação desses papeis e informações obtidas junto a várias fontes possibilitou "avanços importantes na investigação". Jhonatas observa que já é possível verificar contradições, como é o caso da falta de notas fiscais para comprovação de despesas alegadas pela concessionária. "Qualquer pessoa consegue perceber que tem algo muito errado", afirma.
O trabalho preliminar da Comissão foi prejudicado em razão de que secretarias municipais e o próprio Gabinete do Prefeito deixaram de encaminhar documentos requisitados, embora tenham sido notificados três vezes. O presidente garante que "todos deverão ser responsabilizados" pela omissão. O Shopping Popular encontra-se sob intervenção da Prefeitura, que recentemente decidiu afastar da gestão do empreendimento, pelo período inicial de seis meses, o consórcio comandado pelo empresário Elias Tergilene. O relator da CPI é o vereador Luiz da Feira (Avante). Sílvio Dias (PT), membro, completa o trio de vereadores que compõe o órgão.
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas