Com 3.296 pacientes na fila de espera por algum tipo de transplante, a Bahia se tornou o estado da Região Nordeste com o maior número de registros de espera por um transplante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, via Lei de Acesso à Informação (LAI), pela Fiquem Sabendo, organização especializada no acesso a informações públicas a Bahia ocupa também a 5º posição entre as unidades da federação com as maiores filas. O estado fica atrás somente de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Os dados mostraram que desses 3.296 pacientes que esperam por um órgão atualmente, 1.940 aguardam por um transplante de rim, 31 de fígado e 1.325 representam o transplante de córnea.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, o grande volume na fila se deve à quantidade populacional que a Bahia possui. O especialista afirmou que quanto maior o número da população maior o número de pessoas na fila de espera.
“A gente tem uma população grande. Temos a quinta população do país. Isso é um fator que predispõe. Se você pegar o Paraná hoje, ele tem uma lista semelhante à nossa aqui.O Paraná tem uma população menor do que a gente, então lá eles conseguem colocar mais pacientes na fila. Os transplantes acontecem em qualquer segmento da sociedade, então quanto mais população tiver mais pacientes vão precisar de transplante. A gente tem essa proporção de quantos transplantes eu vou precisar para determinado órgão por milhão de população. Por isso, quanto maior a população, mais pacientes vão precisar ser transplantados”, explicou.
Segundo Eraldo, outro fator que influencia no número da fila de transplantes é a baixa doação de órgãos.
“São outros dos fatores. Se eu dou mais eu transplanto mais, retiro pacientes da lista para outros serem transplantandos. Então essa é uma possibilidade. Quando tem mais doação sai mais pacientes da lista. Porém não é só esse fator específico. A gente avalia, por exemplo, que São Paulo tem o número maior de doadores na população por um milhão de habitantes do que a Bahia, mas eles têm 20 mil pacientes na lista de espera.
O transplante de rim e de córnea são os que mais possuem pacientes na lista de espera na Bahia. Com quase duas mil pessoas aguardando na lista atual, entre 2012 a 2023, mais de 9.000 pacientes com faixa etária de 18 a 34 anos e 35 a 49 anos realizaram o procedimento para receber um rim. Já o transplante de fígado tem uma lista menor na Bahia por conta da urgência de se iniciar o tratamento.
Mesmo com a urgência de realizar o tipo de transplante, o Estado da Bahia não tem em sua lista de procedimentos ofertados alguns dos transplantes de órgãos. Pacientes que precisam realizar um transplante de pulmão, pâncreas e coração são transferidos para outras unidades federativas. O transplante de pulmão e coração até foi iniciado na rede estadual de saúde baiana, em 2015, no Hospital Ana Nery, mas parou de ser ofertado desde 2018. Já o de pâncreas nunca foi ofertado na Bahia.
Informações Bahia Notícias
Operação Carnava Operação Carnaval da PRF registra duas mortes e aumento de acidentes em Feira de Santana
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas