Sexta, 14 de Novembro de 2025 06:01
75 98251-4963
Geral Orquestra Neojiba

Orquestra Neojiba atende mais de 300 jovens no núcleo de Feira de Santana

A partir de janeiro os responsáveis podem procurar o site e ter as informações de como se inscrever para concorrer a essas vagas

18/08/2023 15h05 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Há 14 anos em Feira de Santana, o projeto Neojiba tem se dedicado a fortalecer e promover a inclusão social por meio da música clássica. Atendendo crianças, jovens e adultos, o projeto busca fortalecer e promover a inclusão social através da música clássica.

Na cidade de Feira de Santana, o núcleo territorial do Neojiba está localizado no CSU da Cidade Nova, na Rua Tostão S/N, Cidade Nova, Feira de Santana - BA. Esse programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. 

O projeto Neojiba, que nasceu em Salvador com o apoio do governo do estado, atualmente possui mais de 13 núcleos espalhados por toda a Bahia. Em Feira de Santana, o projeto atende a mais de 300 integrantes diretos, oferecendo atividades de segunda a sexta-feira nos três turnos, no centro Social urbano (CSU).

Segundo Gustavo Laporte, coordenador do núcleo territorial da orquestra Neojiba em Feira de Santana, o projeto é de extrema importância para a cidade, pois tem como objetivo integrar socialmente os participantes por meio do ensino de música de qualidade. Através do Neojiba, os integrantes têm a oportunidade de se dedicarem às aulas e atividades musicais, desenvolvendo habilidades artísticas e ampliando seu horizonte cultural.

Além disso, o projeto contribui para o fortalecimento da educação musical nas escolas e comunidades de Feira de Santana, promovendo a inclusão social e incentivando os jovens a seguirem carreiras musicais. Através do ensino de música de excelência, o Neojiba busca transformar a vida dos participantes e contribuir para o desenvolvimento da música e cultura na região.

O coordenador destaca que todas as atividades do Neojiba são completamente gratuitas. No entanto, como não é possível atender a todos, é necessário realizar um sorteio público para preencher as vagas disponíveis. A partir de janeiro, os responsáveis podem acessar o site para obter mais informações sobre como se inscrever e concorrer a essas vagas. É importante ressaltar que o curso é totalmente gratuito, fornecendo inclusive os instrumentos necessários, e não é necessário ter conhecimento prévio em música. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.