O Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, vinculado à Secretaria de Saúde, divulgou balanço das ações realizadas durante a campanha “Julho Amarelo”, que tem o objetivo de alertar a população sobre os cuidados com as hepatites virais. Durante o mês, foram feitos 199 testes e nenhum teve resultado positivo para a doença.
A hepatite é uma infecção que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Atualmente, 1.385 pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais, localizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).
“Durante todo o mês a nossa proposta foi conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e como o tratamento é eficaz para evitar que a doença evolua para um agravamento” destacou.
Mesmo com o fim da campanha, os testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C seguem sendo ofertados no CSE, o exame é descentralizado, sendo possível ser realizado nas unidades de saúde.
A vacina contra as hepatites A e B, também são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C.
Mega-Sena Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta
cooperação acadêmica Reitora da Uefs participa de missão institucional à China para fortalecer cooperação acadêmica
Cursos de férias Funceb abre convocatória para cursos de férias da Escola de Dança
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Natal Encantado Prefeito José Ronaldo anuncia retorno do Natal Encantado em Feira de Santana com oito dias de atrações
Turismo Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2025 Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado