Com a diversidade de mudanças que a mulher sofre com a gravidez, manter o estado emocional equilibrado é fundamental, além de uma alimentação balanceada e o acompanhamento de um profissional desde o momento que se descobre a gestação.
Segundo a obstetra Dra. Mariana Maciel, que faz parte da equipe multidisciplinar da Rede Hospitalar Rafáh em Feira de Santana, existem quatro fatores que precisam ser mantidos nesse período, que são: o equilíbrio emocional, a prática de atividade física de baixo impacto, o sono regular de no mínimo 7 horas por noite e a prática de uma rotina de autocuidado.
“A paciente deve reservar um tempo para ela, além de manter uma dieta balanceada. Outro fator importante que deve ser falado é em relação às pacientes que possuem transtorno de ansiedade ou depressão, para não abandonarem o tratamento durante a gestação. Nesse período existe muita instabilidade emocional, então esse acompanhamento deve ser mantido”, alerta.
A obstetra também relata que o ideal para mulheres que desejam engravidar é que procurem um ginecologista de sua confiança para avaliar sua história obstétrica anterior e comorbidades como pressão alta e diabete. “Caso necessário ele irá ajustar doses de medicação para que ela possa está compensada, além de solicitar exames prévios e prescrever uma vitamina que é muito importante para o período gestacional, chamado ácido fólico, que deve ser usado três meses antes de quem pretende engravidar.”, destaca.
“Em caso da gravidez sem planejar é importante que a gestante procure um obstetra e principalmente que ela não tome medicação sem orientação médica, muitas podem afetar o bebê. Outro fator importante é cessar vícios como tabagismo, álcool, excesso de cafeína e tentar manter uma alimentação o mais saudável que conseguir. Esses são os primeiros cuidados que se deve tomar ao saber que está grávida”, orienta a obstetra Mariana Maciel.
Exames
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante, por isso, os primeiros exames solicitados pelo obstetra são de suma importância para o desenvolvimento saudável da gestação.
A obstetra Mariana Maciel detalhou alguns exames solicitados no período de gestação:
Laboratoriais de sangue e urina – Serão realizados no primeiro, segundo e terceiro trimestre, ou seja, serão repetidos três vezes ao longo da gestação. Esses exames são basicamente o hemograma, que vai avaliar a anemia, infecções e funções plaquetárias da mãe;
Glicemia – Irá avaliar a questão do diabetes e controle do açúcar durante a gestação;
Exame de urina como sumário e urocultura – É muito comum infecções urinária na gravidez, por isso, a importância desses exames;
Sorologia – Para descartar HIV, Sífilis e doenças infecciosas como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose na gestação.
Além desses exames também é solicitada a ultrassom inicial, que é utilizada para detecção da gestação, após esse momento é solicitada e a ultrassom morfológica do primeiro e segundo trimestre de gestação.
Em relação a quantidade de ultrassom recomendada para gestante, Dra. Mariana afirma que não existe uma quantidade recomendada e que pode ser realizada quantas vezes forem necessárias durante a gravidez.
Gravidez x atividade física
Para finalizar o assunto a obstetra explica que as mulheres durante a gravidez ou no pós-parto podem praticar atividade física, desde caminhar, dançar, nadar, fazer hidroginástica ou alongamentos.
“A prática de exercício físico é excelente na gravidez, além de ajudar a controlar hipertensão e diabetes. O que recomendo é que se a paciente já pratica atividade física que continue sua musculação, mas diminuindo a carga e se a paciente não pratique atividade, eu sugiro que ela inicie uma atividade como caminhada, natação, ou pilates, pois é muito importante, inclusive para a preparação para o parto”, finaliza.
Por: Mayara Silva
Imposto de renda Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil entra em vigor
Uber Moto Uber Moto atinge 30 milhões de usuários no Brasil em cinco anos
Incendio Incêndio destrói completamente madeireira no Bairro Brasilia
chaves Pix Banco Central cancela 9,1 milhões de chaves Pix ligadas a CPFs irregulares
fila virtual Site e app das Loterias Caixa registram fila virtual na Mega da Virada
Carne brasileira China anuncia tarifa de 55% sobre importações de carne brasileira; entenda Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsas