A defesa do presidente Lula sobre a criação de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos tem precedente na sua próxima gestão. Em 2009, no seu segundo mandato, Luiz Inácio Lula da Silva diminuiu a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para quatro produtos da "linha branca": geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa e os chamados ‘tanquinhos’.
Na época, a alteração do imposto para esses itens foi anunciada no mês de abril e prorrogada até o fim de outubro. O IPI para as geladeiras foi reduzido de 15% para 5%; fogão de 5% para zero; máquina de lavar roupa de 20% para 10%; e tanquinho de 10% para zero.
O movimento foi comemorado pelas varejistas brasileiras naquele momento, assim como este ano as montadoras receberam com entusiasmo o programa de carros populares do governo - ideia que foi levantada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Ontem, Lula sugeriu três eletrodomésticos que poderiam receber incentivos: televisão, geladeira e máquina de lavar roupas. A sugestão do presidente foi direcionada a Alckmin.
“Falei para o Alckmin: 'Que tal a gente fazer uma ‘aberturazinha’ para a linha branca?' Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha está batendo, não está gelando a cerveja bem, e está gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, declarou Lula.
Vitória histórica APLB Feira garante devolução dos salários cortados após cinco anos e meio de luta coletiva, e Governo Municipal reconhece dívida
Mega-Sena Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta
cooperação acadêmica Reitora da Uefs participa de missão institucional à China para fortalecer cooperação acadêmica
Cursos de férias Funceb abre convocatória para cursos de férias da Escola de Dança
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Natal Encantado Prefeito José Ronaldo anuncia retorno do Natal Encantado em Feira de Santana com oito dias de atrações Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado