O Bahia levou uma goleada de 5 x 1 do Corinthians e terminou a primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino em 13º lugar, após seis derrotas consecutivas na reta final. Com o revés na segunda-feira (12), o time sacramentou o rebaixamento para a segunda divisão da competição.
Após a queda, o Tricolor prometeu uma reestruturação na modalidade para “dar a volta por cima”. O clube afirmou ainda que "intensificará o processo” já a partir da disputa do Campeonato Baiano, previsto para julho.
“O departamento passará a contar com profissionais específicos para a gerência e a supervisão de futebol, além de ampliar a equipe nas diversas áreas de saúde. Chegaram reforços para preparação física, auxiliar técnico e Departamento de Análise de Desempenho”, disse em nota. Procurado, o Bahia informou que ainda não pode dar mais detalhes sobre o assunto.
As Tricoloucas, torcida organizada, protestaram depois do descenso. "Somamos mais um rebaixamento e não é justo com a história da instituição Esporte Clube Bahia que, em uma temporada lutemos para subir, e na temporada seguinte briguemos para não cair." Em nota, a Organizada cobrou também "um olhar mais ambicioso com a modalidade" por parte da diretoria.
O Bahia vai disputar a Segunda Divisão do futebol feminino nacional pela quarta vez desde 2019, quando retomou as atividades da categoria. Neste ano, a equipe somou dez derrotas, um empate e quatro triunfos em 15 rodadas. Agora, o Tricolor está em recesso e volta aos treinamentos no fim do mês de junho, com foco no Estadual.
Disparidades
O Campeonato Brasileiro feminino demonstra um domínio paulista e escancara a disparidade entre os times da modalidade. A primeira rodada da edição de 2023, por exemplo, foi marcada pela vitória expressiva do Corinthians sobre o Ceará por 14 x 0.
Único a não vencer nenhum jogo, a equipe cearense terminou como lanterna da competição. O time somou apenas um ponto em 15 jogos disputados. Bahia, com 13, Athletico-PR, 10, e Real Ariquemes, 9, também caíram.
Na última rodada, inclusive, o Ariquemes não entrou em campo contra o Santos como forma de protesto devido a salários atrasados no clube.
Para as quartas de final, os confrontos já foram definidos: Corinthians (1º) x Cruzeiro (8º); Palmeiras (2º) x São Paulo (7º); Ferroviária (3º) x Internacional (6º); e Santos (4º) x Flamengo (5º).
Feminicídio Zero Campanha Feminicídio Zero chega ao Campeonato Baiano em Feira de Santana
São Silvestre Baianos sobem ao pódio na 100ª edição da São Silvestre
Agressão Motorista por aplicativo é agredido após ser confundido com integrante de torcida organizada em Feira de Santana
Esportes Bahia anuncia oficialmente a compra do goleiro Ronaldo
semiautomático CBF inclui Barradão e Fonte Nova em projeto de impedimento semiautomático
mobilidade urbana Feira de Santana anuncia novos pontos de parada e revisão de retornos e semáforos para melhorar a mobilidade urbana Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas